A relação da Palavra de Deus com o mundo, segundo Bispo da Nicarágua
Maracaibo – Venezuela (Segunda-feira, 02-12-2013, Gaudium Press) A importância da Palavra de Deus para o mundo de hoje foi destacada pelo secretário-geral da Conferência Episcopal da Nicarágua, Dom Silvio Báez, durante a conferência que proferiu na última sexta-feira, 27, no 4º Congresso Americano Missionário (CAM 4-Comla 9), em Maracaibo, na Venezuela.
Para Dom Baéz, “se não oferecemos a palavra de Deus ao mundo, o que temos a oferecer?” “Toda a evangelização está fundada sobre esta Palavra escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada”, disse o Bispo, citando a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” (Alegria do Evangelho) escrita pelo Papa Francisco.
O secretário-geral afirmou ser necessário responder a três perguntas em relação à Palavra de Deus, com base nos quesitos antropológicos, teológicos e pastorais: o ser humano é capaz de escutar a palavra de Deus?; o ser humano é capaz de entrar em diálogo?; e o que comporta pastoralmente a relação da palavra de Deus e a realidade?
A primeira função da Palavra de Deus, segundo Dom Baéz, é direcionada para os discípulos.
“O discipulado missionário se fundamenta na escuta de Cristo e na comunhão com Ele. É uma participação no seu modo de ver”, explicou.
Sobre a relação existente entre a Palavra de Deus e o Reino de Deus, o Bispo esclareceu: “É necessário redescobrir a urgência de anunciar a palavra para que venha o Reino de Deus pregado por Jesus Cristo”. (LMI)
Da redação, com informações Pontifícias Obras Missionárias





Deixe seu comentário