Gaudium news > "Natal é a festa da família dos filhos de Deus, a festa do amor", afirma o bispo de Joinville

"Natal é a festa da família dos filhos de Deus, a festa do amor", afirma o bispo de Joinville

Joinville -­ Santa Catarina (Segunda­Feira, 02/12/2013, Gaudium Press) O bispo da diocese catarinense de Joinville, dom Irineu Roque Scherer, escreveu em seu mais recente artigo sobre o tempo litúrgico em que estamos vivendo: o tempo do Advento. Ele afirma que o Advento é um tempo de expectativa e o cristão é chamado a vivê-­lo em plenitude para atualizar a acolhida do Mistério da Encarnação na história de hoje e, assim, receber dignamente o Senhor.

presepio_curitiba.JPG

De acordo com o prelado, se seguirmos com atenção a liturgia deste tempo, perceberemos que ao chegar o terceiro Domingo se acentua uma característica especial: É o Domingo de Gaudete, que significa “estais alegres”. O bispo explica que é conhecido assim porque a antífona de entrada desta Missa retoma uma frase que aparece na carta de São Paulo aos Filipenses, convidando ­nos a estar alegres: “Alegrai-­vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-­vos!”.

“Sabemos que a alegria é uma característica da pessoa que segue o Senhor Jesus. A alegria é o deve ser emblemática do cristão. Quem segue de perto o Senhor, inclusive em meio às dificuldades ou sofrimentos, tem sempre motivos para uma alegria profunda e autêntica”, completa.

Dom Irineu pergunta então: Qual é a razão desta alegria? E em seguida cita São Paulo, que nos responde logo após seu convite a estarmos alegres: “O Senhor está próximo”.

Segundo o bispo, a relação entre a experiência de alegria e a proximidade do Senhor é inquestionável e a alegria mais profunda brota do autêntico encontro com Jesus. Para o prelado, São Paulo experimentou isso em primeira pessoa, e nos recorda que devemos estar alegres precisamente porque o Senhor está próximo.

Ele ainda destaca que a celebração penitencial neste período deve ser vista como uma oportunidade concreta de conversão para que possamos preparar as nossas mentes e corações para abrigar profundamente o Senhor que veio, virá e vem.

“Ao aproximarmo-­nos do Natal a frase ‘O Senhor está próximo’ ganha um sentido particular. ‘Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel’ escreve São Mateus citando o profeta Isaías, e dando­nos tradução desse nome, Emanuel, que significa Deus está conosco. Deus está, portanto, conosco, está próximo de nós não só no Natal, mas Ele está próximo de nós sempre, em todos os momentos de nossa existência”, afirma dom Irineu.

O prelado também lembra que Bento XVI assinalava, há alguns anos, que “assim, já então, a Igreja, iluminada pelo Espírito Santo, compreendia sempre melhor que a ‘proximidade’ de Deus não é uma questão de espaço, nem de tempo, mas uma questão de amor: o amor avizinha”.

Por fim, o bispo enfatiza que o Natal é a festa da família dos filhos de Deus, a festa do amor. Conforme ele, é a proximidade entre nós humanos e Deus, que faz brotar a alegria maior e, portanto, é natural que queiramos estar próximos daquelas pessoas que
amamos.

“É assim mesmo! O Natal está chegando, os presentes preparados, as compras feitas, mas, não nos esqueçamos de participar do essencial, das celebrações em comunidade, da Palavra e da Eucaristia, que nos trazem no mais íntimo de nossos corações a presença viva e real do Menino Deus, o verdadeiro e o absoluto da festa do Natal”, conclui. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas