Jovens paraguaios peregrinarão ao Santuário de Caacupé
Caacupé – Paraguai (Sexta-feira, 29-11-2013, Gaudium Press) No próximo sábado, 30 de novembro milhares de jovens paraguaios se reunirão no Santuário de Nossa Senhora de Caacupé, Padroeira espiritual do Paraguai, para celebrar a 16ª Romaria Nacional da Juventude. Um evento que é organizado todos os anos pela Pastoral Juvenil do país sul-americano e que reúne por volta de 10 mil peregrinos de toda Diocese paraguaia.
A jornada deste ano, que também servirá como preparação para o Advento, levará o lema “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9, 16), e tem o propósito de que os jovens manifestem a Fé em Jesus Cristo através da mediação da Virgem Maria entregando à Ela seus “sofrimentos, esperanças e compromissos por um Paraguai que sonhamos”, como menciona um comunicado da Assessoria de Imprensa e Comunicação da Conferência Episcopal do Paraguai (CEP).
A peregrinação, como diz a CEP, também será uma ocasião especial para a oração, através da mediação de Nossa Senhora, pela “vida dos jovens que transcorre em diferentes contextos”.
O programa do evento Mariano começará às 8h com a recepção dos peregrinos no Seminário Propedêutico de Caacupé, onde os jovens participarão às 10h de diferentes palestras sobre a realidade juvenil; logo depois haverá um concerto e às 14h uma reunião com o Bispo local, Dom Catalino Claudio Giménez Medina. Mais tarde, às 16h, os jovens escutarão uma mensagem da Pastoral da Família e iniciarão sua peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Caacupé, onde às 18h se rezará o Santo Rosário, e às 19h terá lugar uma solene Celebração Eucarística.
Como ocorre todos os anos, no marco desta peregrinação, os jovens de cada uma das jurisdições eclesiásticas do Paraguai receberão a Cruz Peregrina, que desta vez será dada aos jovens do Vicariato Apostólico de Pilcomayo.
Além disso, como parte dos atos que ocorrerão neste dia, os jovens da Pastoral Juvenil farão a leitura de um manifesto no qual se anunciará e denunciará a realidade da juventude paraguaia. (EPC)





Deixe seu comentário