Campanha da Fraternidade 2014 foi tema da reunião do clero de Novo Hamburgo
Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 29/11/2013, Gaudium Press) A Reunião Geral do Clero de 2013 da Diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, foi realizada na última quinta-feira, dia 28, no salão da paróquia Nossa Senhora da Piedade. O último encontro do ano teve como objeto de discussão a Campanha da Fraternidade 2014, que traz como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e como lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.
Os Padres e Diáconos permanentes da diocese gaúcha estiveram reunidos das 8h30 às 12h30. O início das atividades se deu com a oração das laudes, leitura da ata e pauta. Em seguida, o Bispo Diocesano Dom Zeno Hastenteufel fez uma reflexão. Nesse primeiro momento da reunião houve uma formação de grupos por áreas – Dois Irmãos, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga, Serra e Taquara – para eleição do coordenador de cada núcleo pastoral, definição de reuniões e datas para os retiros missionários nos meses de março e abril.
A segunda parte do encontro foi reservada para um diálogo sobre a Campanha da Fraternidade 2014. A psicóloga e coordenadora de projetos do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) – Programa RS na Paz – da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Simone Maria Reginato, abordou a questão com o presbitério e diaconado. A assessora é pós-graduada em segurança pública, violência, criminalidade e polícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Campanha da Fraternidade 2014
A Campanha da Fraternidade de 2014 se posiciona contra o tráfico de pessoas. Com o tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, tendo seu lema-base na passagem bíblica de Gálatas 5, 1: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, que tratará de um tema complexo e que está mobilizando toda a sociedade na atualidade. O objetivo geral da campanha é identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humanas
A campanha ainda terá como objetivos específicos identificar as causas e modalidades do tráfico humano e os rostos sofridos por esta exploração; celebrar o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sensibilizando para a solidariedade; suscitar, à luz da Palavra de Deus, a conversão que conduza ao empenho transformador desta realidade da pessoa humana; denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano; promover ações de prevenção e de resgate da cidadania dos atingidos e reivindicar, aos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano. (FB)





Deixe seu comentário