Catedral de Madri acolhe exposição da Rainha que tanto amor a Virgem de Almudena
Madri – Espanha (Quinta-feira, 28-11-2013, Gaudium Press) A Rainha Maria das Mercedes de Orleans e Borbón, é talvez a soberana espanhola que mais tenha professado sua devoção à Virgem de Almudena, padroeira de Madri. Tal era o seu amor por Nossa Senhora que, apesar de seu curto reinado -já que morreu muito jovem-, foi a grande promotora da construção da Catedral da Almudena.
Precisamente em homenagem à soberana que tanto amou a Virgem de Almudena, o Museu da Catedral de Madri, inaugurou na última segunda-feira, 25 de novembro, a exposição temporária “Maria das Mercedes, uma Rainha aos pés da Virgem de Almudena”.
Conforme relatado pela Arquidiocese de Madrid, a exposição tem um breve caráter biográfico do tempo da rainha, através de imagens, objetos e documentos, nos quais são explicados, entre outras coisas, o difícil processo de translado dos restos mortais da soberana espanhola para a Catedral.
“A principal intenção desta exposição é tratar de dar a conhecer a devoção que sempre professou a Rainha à Virgem de Almudena e destacar o seu desejo de devolver à Patrona um templo próprio, pois ao retornar do exílio descobriu que a revolução 1868 tinha destruído a paróquia de Santa Maria e a imagem havia sido transladada temporariamente para o Convento do Sacramento na rua maior -hoje Igreja Castrense-, onde Doña Mercedes ia visitá-la”, diz a nota da Arquidiocese de Madri. (EPC)





Deixe seu comentário