Gaudium news > “O Templo é o ponto de referência da comunidade do povo de Deus”, diz o Papa

“O Templo é o ponto de referência da comunidade do povo de Deus”, diz o Papa

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 22-11-2013, Gaudium Press) Na Missa celebrada na manhã desta sexta-feira, 22, na Casa Santa Marta, o Papa Francisco afirmou que o Templo é um lugar sagrado onde o que é mais importante não é o rito, mas a “adoração ao Senhor”, ressaltando que o ser humano, enquanto “templo do Espírito Santo”, é chamado a ouvir Deus dentro de si, a pedir-Lhe perdão e a segui-Lo.

papa_francisco.jpg

Inspirado no trecho litúrgico do Antigo Testamento, em que Judas Macabeu reconsagra o Templo destruído pelas guerras, o Santo Padre proferiu sua homilia dizendo que “o Templo é o ponto de referência da comunidade do povo de Deus”, onde vamos rezar, louvar o Senhor, dar graças, mas sobretudo adorar”, pois “no Templo se adora o Senhor”.

Para o Pontífice, “o mais importante é a adoração”, pois “toda a comunidade reunida olha para o altar, onde se celebra o sacrifício e adora”.

Ao sublinhar o Evangelho de hoje (Lc 19, 45-48), o Papa Francisco recordou que Jesus expulsava os vendedores que usavam o Templo como um local de negócios, mais do que para a adoração.

“São Paulo nos diz que nós somos templos do Espírito Santo. Eu sou um templo. O Espírito de Deus está em mim. Neste caso, talvez não podemos falar de adoração como antes, mas de uma espécie de adoração que é o coração que busca o Espírito do Senhor dentro de si, e sabe que Deus está ali e que o Espírito Santo está dentro de si. Ele O ouve e o segue”, completou.

Concluindo, quando se fala em alegria no Templo, significa “toda a comunidade em adoração, em oração, em ação de graças, em louvor”. Eu na oração com o Senhor, que está dentro de mim porque eu sou ‘templo'”.

“Que o Senhor nos conceda este verdadeiro sentido do Templo, para poder prosseguir na nossa vida de adoração e de escuta da Palavra de Deus”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas