Gaudium news > Bento XVI celebrou em San Giovanni Rotondo a “confirmação na fé” das pessoas

Bento XVI celebrou em San Giovanni Rotondo a “confirmação na fé” das pessoas

San Giovanni Rotondo (Domingo, 21-06-2009, Gaudium Press) Após a orar junto aos restos mortais de Padre Pio, Bento XVI celebrou missa no átrio da Igreja de São Pio em San Giovanni Rotondo, no “lugar onde tudo fala sobre a vida e sobre a santidade de Padre Pio de Pietrelcina” como disse na homilia.

Bento XVI recordou Padre Pio como um homem de oração, da eucaristia e do amor pelos outros, especialmente pelos enfermos e os sofredores. O Santo “nutria uma predileção pelo Coração de Cristo, e graças a isto deu origem e forma ao projeto de uma grande obra dedicada ao ‘alívio do sofrimento'”.

“Um homem simples, de origens humildes, escolhido por Deus para fazer dele um instrumento eleito do poder perene de sua Cruz: poder de amor pelas almas, de perdão e de reconciliação, de paternidade espiritual, de solidariedade eficaz com os sofredores. Os estigmas, que o marcaram no corpo, o uniram intimamente ao Cristo Ressucitado”, falou Bento XVI.

Aos capuchinhos, disse: “Vocês são herdeiros de Padre Pio e a herança que ele lhes deixou é a santidade.” O Papa pediu ainda a eles para reconduzirem as pessoas a Deus e ajudarem a redescobrir a alegria de ser cristãos como fazia Padre Pio.

Na conclusão, Bento XVI advertiu todos os fiéis dos “riscos do ativismo e da secularização” que estão sempre presentes, também nos nossos dias. Sublinhou que sua vinda foi para confirmar “na fé pela missão herdada do seu muito amado Padre”.

O Papa usou durante a missa um cálice e uma píxide usados muitas vezes por Padre Pio, e também por João Paulo II na missa por ele presidida em San Giovanni Rotondo em 23 de maio de 1987. Entre aqueles que receberam a ccomunhão das mãos de Bento XVI estavam os pais de duas jovens de San Giovanni Rotondo, que estudavam em Aquila e faleceram durante o terremoto de 6 de abril passado. Com o Papa, celebraram a missa cardeais, bispos e frades capuchinhos.

Em San Giovanni Rotondo, o céu insiste coberto por nuvens. Os romeiros vindos de toda a Itália chegaram ao lugar da celebração eucarística pela manhã, os primeiros antes mesmo das 6 horas da manhã. Muitas pessoas trouxeram imagens do Santo de Pietrelcina. Ao mesmo tempo, saíram ambulâncias da Casa Alívio do Sofrimento, em homenagem ao momento. San Giovanni Rotondo é chamada de “Cidade do Acolhimento e de Reconciliação” e “alma do Gargano” (região da Puglia, Itália).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas