O reinado da Fé à serviço do próximo
Uberaba – Minas Gerais (Terça-feira, 19-11-2013, Gaudium Press) O Ano da Fé está prestes a ser encerrado. Foram realizadas reflexões, encontros, simpósios, entre outras iniciativas em favor da revitalização da Fé e da motivação para uma vivência cristã mais comprometida com a missão da Igreja, de acordo com Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo de Uberaba, em seu mais novo artigo.
Para o arcebispo, a Fé é um dom de Deus que passa pelos caminhos da cruz, onde Jesus foi proclamado “rei dos judeus”, pois o reinado da Fé é um ato de obediência e de seguimento consciente do reino do alto, um “reino da doação, da construção de valores que irrompem na cultura secularizada”, diferente do reino puramente terreno.
“Na história da vida humana, enfrentamos malfeitores e atitudes que desqualificam a identidade do indivíduo. Diante de tudo que acontece na convivência, somos compelidos a fazer escolhas, de aceitar ou repelir as diversas propostas do bem. Isto reflete as atitudes emanadas dos dois crucificados na cruz com Jesus Cristo”.
Ainda segundo Dom Peixoto, o verdadeiro rei não pode ser avesso às exigências de seu público, pois “na dimensão de Fé, o ‘rei’ existe para servir e não para ser servido”.
Concluindo, o prelado afirmou que, ao vivermos intensamente a Fé em Deus, fazemos um ato de libertação, resgatando a humanidade das condições de opressão e dos “antivalores” do mundo, que impedem a realização dos meios pelos quais acontece o “já” e o “ainda não” da plenitude da vida.
“O ‘rei’ que não tem princípios de Fé não consegue enxergar as realidades mais profundas da dignidade da pessoa humana e não põe em prática os valores do reino divino”. (LMI)





Deixe seu comentário