Após 22 anos, Papa volta a San Giovanni Rotondo
San Giovanni Rotondo (Domingo, 21-06-2009, Gaudium Press) O Papa Bento XVI chegou hoje pela manhã, após 22 anos, para uma nova visita pastoral a San Giovanni Rotondo. É a primeira visita de Joseph Ratzinger como pontífice. Bento XVI está na cidade para “confirmar as pessoas na fé”, como afirmou, e também para reverenciar os restos mortais do frade capuchinho Padre Pio.
Por causa da forte chuva, o Papa não chegou, como estava previsto, em helicóptero no Campo Esportivo “Antonio Massa” de San Giovanni Rotondo, mas sim de avião, no aeroporto militar “Amendola”, em Foggia, a 10 km da cidade da visita. Depois, foi levado de carro ao Santuário de Santa Maria das Graças.
No átrio do Santuário, foi saudado pelo prefeito de San Giovanni Rotondo, Gennaro Giuliani, e pelo administrador apostólico da arquidiocese, monsenhor Domenico Umberto D’Ambrosio. No interior do templo, a Comunidade da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos o esperava, representada por frei Mauro Jöhri, ministro geral, frei Aldo Broccat, ministro provincial, frei Carlo Laborde, guardião do Convento, e frei Francesco Dileo, reitor do Santuário.
Bento XVI começou sua visita com uma oração privada ao Santíssimo Sacramento dentro do Santuário. Depois, subiu com o elevador ao primeiro andar do Convento para uma breve visita à cela de Padre Pio. Foram-lhe apresentadas algumas relíquias do santo, entre as quais o saio e o crucifixo da estigmatização.
Em seguida, o Papa foi reverenciar os restos mortais de Padre Pio na cripta do Santuário, que estão expostas ao público de 24 de abril até 23 de setembro, quando se celebrará o 41° aniversário da morte do santo. O Papa acendeu lâmpadas. Na cripta estavam presentes somente os frades capuchinhos.
Foi apresentado a Bento XVI um relicário, de altura e largura de aproximadamente 30 cm, com parte do coração do Santo, o qual ele benzeu e apoiou sobre suas mãos.
O município de San Giovanni Rotondo, por conta da visita de Bento XVI, decidiu ser “geminada” com Marktl am Inn, cidade natal do Papa Ratzinger, na Alemanha. Até fevereiro de 2006, na ocasião do primeiro aniversário da morte de João Paulo II, era “geminada” com Wadowice, cidade natal de Papa Wojty?a.
João Paulo II esteve quatro vezes em San Giovanni Rotondo. As primeiras duas vezes ainda como Karol Wojty?a. Veio à cidade na primeira vez em 1947, quando também conheceu pessoalmente Padre Pio. Diz-se que durante o encontro dos dois, o então futuro santo disse a Wojty?a que ele se tornaria papa e também que haveria sangue neste pontificado. De fato, nem o Vaticano nem João Paulo II jamais confirmaram esta suposição. Depois veio em 1974 como Arcebispo de Cracóvia e como Papa João Paulo II em 1984 e 1987 quando celebrou a Missa e rezou no túmulo do Santo.
Deixe seu comentário