Gaudium news > Monsenhor Marciano, o “Padrinho Vigário” das crianças

Monsenhor Marciano, o “Padrinho Vigário” das crianças

Santa Rita de Jacutinga – Minas Gerais (Quinta-feira, 14-11-2013, Gaudium Press) A cidade mineira de Santa Rita de Jacutinga celebrará no próximo domingo, 17, o aniversário de nascimento do Servo de Deus, Monsenhor Marciano Bernardes da Fonseca.padrinho_vigrio_1.jpg

Por ocasião a data, a Arquidiocese de Juiz de Fora lançara neste sábado, 16, a segunda edição do livro “Vida e Obra de Monsenhor Marciano Bernardes da Fonseca – O Padrinho Vigário”, que contou com a colaboração do Monsenhor Luiz Carlos de Paula, vigário geral da arquidiocese, e Fátima Helena de Araújo.

Nesta segunda edição, foram acrescentadas informações sobre o processo de beatificação do Monsenhor Marciano e uma carta da Santa Sé que aprovou a continuidade da causa de beatificação, emitida em 16 de janeiro desse ano.

“Monsenhor Marciano viveu sempre muito próximo do povo. Sua casa era muito frequentada pelas pessoas, e ele viveu dessa forma, um testemunho de caridade muito intenso. Ele desejava que todos tivessem Fé e que amassem a Deus. Foi um homem muito simples e humilde e tudo o que ele conseguia colocava à disposição do seu povo”, contou Monsenhor Luiz Carlos de Paula, que colaborou na organização e pesquisa dos relatos e documentos para o livro e para a abertura da causa de beatificação

Ainda segundo o Monsenhor Luiz, que colaborou na organização e pesquisa dos relatos e documentos para o livro e para a abertura da causa de beatificação, a história do “Padrinho Vigário”, “quanto mais se lê mais se descobre coisas espetaculares”.

Além do lançamento do livro, a Paróquia Bom Pastor de Juiz de Fora promoverá uma peregrinação à cidade do Monsenhor Marciano para celebrar a aprovação do processo de beatificação pela Congregação para a Causa dos Santos.

A peregrinação partirá de Juiz de Fora em direção à Santa Rita de Jacutinga. Lá, haverá uma missa às 10h, na Matriz de Santa Rita de Cássia, além das visitas ao túmulo de Monsenhor Marciano, à casa onde ele morou e à Santa Casa de Misericórdia.

Monsenhor Marciano Bernardes da Fonseca

Nascido em Desterro do Melo, então município de Barbacena, em 1859, Monsenhor Marciano Bernardes da Fonseca foi ordenado sacerdote em 1887. No mês de julho do mesmo ano, foi nomeado pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Jacutinga, onde permaneceu até o seu falecimento, no dia 23 de junho de 1946.

Monsenhor Marciano conseguiu a emancipação do município de Santa Rita de Jacutinga em 1944. Além disso, fundou a Irmandade da Santa Casa, edificou o Santuário de Nossa Senhora do Monte Calvário, entre várias outras obras.

O “Padrinho Vigário”, como era chamado, ficou conhecido desta forma por ter sido padrinho de inúmeras crianças ao longo dos quase 60 anos em que foi pároco da igreja Santa Rita de Cássia. (LMI)

Da redação, com informações Arquidiocese de Juiz de Fora

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas