Episcopado dos EUA pede que presidente promova reforma migratória ainda neste ano
Santo Antônio (Sexta, 19-06-2009, Gaudium Press) A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês) pediu ontem, por meio do cardeal Francis George, arcebispo de Chicago, que o presidente Barack Obama e o Congresso promovam uma ‘compreensiva reforma migratória’ antes que o ano acabe.
O pedido, feito durante o encontro nacional de primavera do episcopado norte-americano em Santo Antônio, no Texas, afirma que a tal reforma ‘não pode ser atrasada. O sistema (migratório) requer reparos’, diz o texto.
“Em uma perspectiva humanitária, nossos companheiros (imigrantes), que imigram para sustentar suas famílias, continuam a sofrer nas mãos dos oficiais de imigração que os separam de seus parentes e os levam até áreas remotas do deserto norte-americano, às vezes para a morte”, diz o texto.
O texto ainda pede que a sociedade ‘não tolere mais’ uma situação que perpetua essas pessoas em uma classe inferior e ‘não lhes oferece nenhuma proteção legal’.
Críticas
Obama foi criticado recentemente pela minoria republicana e por alguns ativistas hispânicos, porque a Casa Branca adiou duas vezes, em duas semanas, uma cúpula migratória prevista para este mês para discutir os pontos de partida do plano de reforma.
Comprometimento
Durante um evento nesta sexta-feira em Washington, o presidente disse estar ‘comprometido’ com a reforma migratória. Em 2007, divergências entre republicanos e democratas enterraram as chances de aprovação de uma reforma ainda naquele ano.
Deixe seu comentário