Peregrinação ao Santuário de Santa Teresa dos Andes reúne cem mil fiéis no Chile
Santiago – Chile (Terça-feira, 22-10-2013, Gaudium Press) Por volta de cem mil fiéis participaram no último sábado, 19, da tradicional peregrinação ao Santuário de Santa Teresa dos Andes, na cidade de Auco. Com entusiasmo e alegria, pastorais da juventude, comunidades paroquiais, escolas, religiosos e famílias inteiras caminharam os 27 quilômetros da primeira estação até o mosteiro carmelita.
Durante a jornada se deu o término da Missão Jovem, concluindo-se também um dos seus sinais mais visíveis, a passagem da “Cruz Missionária” pelas diversas Dioceses e Arquidioceses do país. Na ocasião, também se abençoou o monumento “A Cruz Missionária”, localizada no topo do Monte Carmelo e que, depois de duas semanas de construção, foi oficialmente inaugurada.
A Missa Central foi presidida pelo Arcebispo de Santiago e Presidente da Conferência Episcopal (CEC), Dom Ricardo Ezzati, que se dirigiu aos presentes reiterando o convite feito pelo Papa Francisco durante a recente JMJ no Rio: “Não fiquem na varanda!”.
“Gostaria de deixar-lhes uma mensagem muito simples, mas central: a Igreja jovem está chamada para plantar a Cruz de Cristo, não a da dor, mas a da ressurreição” e “plantar a Cruz de Cristo significa ter os olhos abertos onde se necessita conhecer a mensagem da vida abundante que o Senhor nos deu”, expressou o prelado.
Presença cristã na vida política do Chile
Em sua mensagem, o pastor exortou os jovens a assumirem o desafio de anunciar o Senhor em cada realidade particular e a responsabilidade de construir uma sociedade mais cristã a partir de um compromisso político coerente com a Fé, especialmente durante as próximas eleições presidenciais e parlamentares.
“Sem Fé, o Chile não tem futuro, sem jovens cheios de Fé para proclamar o Senhor no coração de nossa sociedade, o Chile não tem futuro (…) Que cada um sinta a responsabilidade de contribuir com o seu voto para a construção de um país mais justo, fraterno e que acolha os valores da Fé”, pontualizou.
Perto do final de seu discurso, Dom Ezzati se dirigiu a todos aqueles que, com profundo amor por Deus, estavam presentes nesta atividade provenientes de outras regiões do país: “Quando cheguei encontrei irmãos e irmãs que vieram do extremo norte até Punta Arenas, essa grande presença aqui é um abraço dos jovens chilenos a Jesus Cristo e à sua Igreja”.
Finalmente, o pastor abençoou as peças da “Cruz Missionária” que levaram os jovens para a peregrinação. “Esforcemo-nos para manter aceso o mistério missionário que esta Cruz representa”, concluiu. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário