Mês das Missões: Arquidiocese de Belo Horizonte intensifica visita missionária às famílias
Belo Horizonte – Minas Gerais (Terça-feira, 21-10-2013, Gaudium Press) Realizado todo o mês de outubro, quando a Igreja celebra o Mês das Missões, o projeto Visita Missionária às Famílias, da Arquidiocese de Belo Horizonte, possui o intuito de estabelecer pontes entre os missionários e as famílias visitadas, através da atenção e do carinho, acompanhados pelas palavras da Sagrada Escritura.
Em conversa com a Gaudium Press, o Padre Duccio Zeme, coordenador do Conselho Missionário Arquidiocesano (COMIDI) e Vigário Paroquial da Paróquia São Sebastião, localizada no bairro Betânia, disse que já é tradição na Arquidiocese de Belo Horizonte realizar, sempre no Mês das Missões, visitas às famílias.
“É uma concreta e eficaz ação missionária. Esta iniciativa é algo que vem acontecendo há vários anos. A novidade deste ano é o roteiro (disponível para download no site da Arquidiocese de Belo Horizonte) para as visitas e o postal que será deixado como lembrança das visitas. O material foi preparado para tornar essa ação missionária mais unitária e eficaz”, comentou.
O objetivo, segundo o sacerdote, é concretizar o convite feito pelo Papa Francisco à Igreja, “para que todos se sintam parte e se sintam chamados a construir o Reino de Deus”.
“Acreditamos que a família, como igreja doméstica, tenha um papel particular no desenvolvimento do Reino e gostaríamos que as famílias se tornassem sempre mais protagonistas da missão”.
Nas lembranças deixadas nas casas, a mensagem de Dom Walmor, inserida no material distribuído, convida cada família a crescer no zelo e na responsabilidade missionária.
Quando perguntado sobre as demais missões realizada pela Arquidiocese de Belo Horizonte, o Padre Duccio confirmou que já foram feitas visitas missionárias as paróquias e foranias. O sacerdote acredita que a Igreja no Brasil tem ainda muito a crescer neste espaço.
“No Brasil, existe uma estrutura bem articulada de atuação missionária. Acredito, porém, que a Igreja no Brasil possa crescer, ainda mais, em missão Ad Gentes, fora do Brasil, enviando mais missionários além fronteiras”, completou.
O coordenador do COMIDI ainda enalteceu a participação da juventude atuante nas iniciativas de evangelização, que envolvem os demais jovens em atividades como a Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, o Dia Nacional da Juventude (DNJ), a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a Semana Missionária.
“Por isso, toda pessoa, toda família, que se coloca à disposição para realizar concretamente a missão e para crescer no espírito missionário, torna a igreja sempre mais a igreja que Deus Trindade sonhou, está sonhando e quer”, concluiu Padre Duccio. (LMI)
Deixe seu comentário