Centenário da Família Schoenstatt: Aliança de amor com a Virgem Santíssima
Schoenstatt – Alemanha (Segunda-feira, 21-10-2013, Gaudium Press) A celebração do centenário do Movimento Apostólico de Schoenstatt, fundado na cidade de Schoenstatt, na Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial, iniciou nesta última sexta-feira, 18, em todo o mundo.
O Padre Alexandre Awi Mello, diretor nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, já havia emitido uma mensagem destinada a todos os membros da Família Schoenstatt brasileira, destacando o momento da abertura do Ano Jubilar.
O sacerdote, ao ressaltar a preparação que vem sendo feita para esta importante data, afirmou que, dentro das comemorações do dia 18 de outubro, iniciou o “Ano da Graça: 100 anos da Aliança de Amor de nosso Pai e Fundador e os congregados com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt”.
“Convido a abençoada Família de Schoenstatt, no Brasil, a viver com imensa alegria e gratidão cada dia desse Ano Jubilar! Nossa gratidão à Mãe de Deus, por tudo o que ela realizou no decorrer desses cem anos de história, seja nossa fidelidade ao carisma de nosso Pai e Fundador, Padre José Kentenich”.
Para a Irmã Nilza Pereira da Silva, da Equipe Nacional 2014, a abertura do Ano Jubilar, do centenário de fundação do Movimento Schoenstatt, é importante pelo fato de ser uma oportunidade não apenas para agradecer o carisma do Padre José Kentenich “e a espiritualidade mariana dessa família”, mas é também “um convite para atualizar esse carisma e torná-lo frutuoso em nossa história atual”.
“Queremos ver o passado e aumentar a nossa confiança e entusiasmo, que esteve presente na fundação dessa obra, no hoje de nossa família”, completou.
A celebração pelo dia do movimento aconteceu no lugar de origem, na Alemanha, presidida pelo Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos. Na ocasião, o purpurado, em nome da Igreja, fez a abertura solene do Ano Jubilar para a Família de Schoenstatt presente em todo o mundo.
A religiosa não escondeu a alegria ao dizer que, em mais de 100 anos de existência, além de ter estendido-se em todos os continentes, o Movimento Schoenstatt, através de seu espírito missionário, “foi capaz de formar santos que deixaram uma mensagem para que outros pudessem seguir o mesmo caminho”.
A Irmã Nilza ainda confirmou que, atualmente, existem dez schoenstatianos em processo de beatificação, entre eles, o brasileiro João Luiz Pozzobon.
Para 2014, ano do centenário do movimento, está prevista uma peregrinação ao Santuário da Mãe Peregrina na Alemanha e também a Roma, onde deve ocorrer uma audiência de representantes do movimento com o Papa Francisco. (LMI)
Da redação, com informações Movimento Apostólico de Schoenstatt
Deixe seu comentário