Cardeal Cipriani convida fiéis a seguirem o exemplo de São Francisco e Santa Clara de Assis
Lima – Peru (Segunda-feira, 21-10-2013, Gaudium Press) Um convite para seguir os passos de santidade de São Francisco e Santa Clara de Assis, foi o que fez o Cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo de Lima, durante a Semana de Estudos Franciscanos, que aconteceu na capital peruana na última semana com o tema “Francisco e Clara: paixão por Cristo e paixão pela humanidade”.
Cardeal Cipriani convidou a seguir o exemplo de santidade dos santos Francisco e Clara de Assis / Foto: Arquidiocese de Lima. |
O purpurado, que foi responsável pela abertura do evento, incentivou a seguir o exemplo e manter viva hoje, mais do que nunca, a mensagem dos santos italianos. “São Francisco e Santa Clara mostraram a loucura do amor de Deus, que dependia totalmente de Cristo. Sigamos o seu exemplo”, expressou o Cardeal.
Em outro momento, o Arcebispo de Lima também falou sobre a humildade que, à luz da mensagem dos Santos Francisco e Clara, vão além da questão da pobreza. “Não convertam a pobreza em uma espécie de ideologia; não estamos falando de ministérios ou instituições. Humildade acima de tudo, porque sem ela não fazemos nada”, manifestou.
Ele destacou o caráter missionário que tem a Congregação Franciscana, um elemento que tem sido relatado em diversas ocasiões pelo Santo Padre Francisco, que escolheu São Francisco de Assis como modelo para seu pontificado: “O Papa fala sobre as periferias existenciais, quer dizer, daqueles que se afastaram do centro, que é Jesus Cristo”.
A este respeito, o Cardeal Cipriani exortou os participantes da Semana de Estudos Franciscanos para “despertar o desejo de santidade tão necessário hoje em dia”.
Durante seu discurso, o purpurado também destacou a importância da Família Franciscana no Peru, onde tem havido grandes resultados. “A identidade da cultura peruana e da Igreja Católica em geral, é um hábito franciscano”, acrescentou.
A Semana de Estudos Franciscanos, que transcorreu no auditório da Paróquia de Santo Antonio de Pádua de Lima, culminou na última sexta-feira, 18. Nas reuniões acadêmicas foram abordados temas como “Francisco e Clara, aventura evangélica”, “Clara, expressão vigorosa de integração humano-psico-sócio-espiritual” e “A missão das Irmãs Pobres de Santa Clara no mundo de hoje”, entre outros.
O evento foi encerrado pelo Bispo de Carabayllo, Dom Lino Panizza. (GPE/EPC)
Com informações da Arquidiocese do Peru.
Deixe seu comentário