Gaudium news > Santuário de Aparecida celebra centenário dos orionitas no Brasil

Santuário de Aparecida celebra centenário dos orionitas no Brasil

Aparecida – São Paulo (Segunda-feira, 21-10-2013, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Aparecida recebeu neste último domingo, 20, a Romaria Nacional dos Orionitas, Pequena Obra da congregação dos Filhos da Divina Providência, por ocasião do centenário da presença dos orionitas no Brasil.

Mais de 1,6 mil integrantes participaram da Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo da Diocese de Balsas, no Maranhão, Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, e concelebrada por mais de 50 padres.orionitas.jpg

A celebração encerrou a Assembleia Geral dos Religiosos Orionitas, realizada em Aparecida (SP) desde o dia 13 de outubro, com a presença de representantes da Congregação pelo mundo, incluindo o Padre Flávio Peloso, Superior Geral da Congregação.

A relíquia contendo o sangue do bem-aventurado e fundador da obra, São Luís Orione, foi trazida para a celebração no Santuário Nacional. Ela percorrerá todas as comunidades onde estão presentes os orionitas no Brasil. Após este itinerário, ela permanecerá no Santuário a ele dedicado, em Cotia (SP).

“Neste ano a Romaria se reveste de um caráter especial pelo centenário de presença no Brasil. Nós nos sentimos muito bem na Casa da Mãe Aparecida. Na quinta-feira, os orionitas participantes da Assembleia Geral fizeram uma peregrinação pelo Santuário, cantaram e rezaram especialmente diante da imagem de Nossa Senhora”, contou o secretário provincial Padre Tarcísio Vieira.

Presença dos orionitas no Brasil

A Congregação dos Filhos da Divina Providência, conhecida como orionitas, em alusão ao fundador São Luís Orione, foi aprovada definitivamente pela Igreja em 1954. No dia 26 de Outubro de 1980, o Papa João Paulo II declarou Dom Orione bem-aventurado, tendo sido canonizado em 16 de maio de 2004.

A congregação é composta por religiosos consagrados, irmãos, padres e eremitas e está presente em 32 países e em mais de 30 cidades do Brasil. A caridade e a ação pastoral e evangelizadora são os campos de atuação dos orionitas.

Por ocasião dos 100 anos da presença dos orionitas no Brasil, a congregação abriu neste domingo, 20, o Ano Missionário Orionita, celebrando a obra de seu fundador, São Luís Orione.

No ano de 1903, Dom Orione enviou os três primeiros missionários que seguiram para Mar de Espanha, em Minas Gerais. Depois, em 1921 e em 1934, o fundador dos orionitas veio para o Brasil e promoveu o crescimento da sua família religiosa.

O coração de São Luís Orione encontra-se conservado em um relicário na capela do Pequeno Cotolengo de Claypole, localizada nos arredores de Buenos Aires, na Argentina. (LMI)

Da redação, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas