Gaudium news > Igreja nas Filipinas ajuda vítimas do terremoto que assolou o país

Igreja nas Filipinas ajuda vítimas do terremoto que assolou o país

Manila – Filipinas (Segunda-feira, 21-10-2013, Gaudium Press) “Nosso foco deve estar sobre os necessitados, não em nós mesmos”, afirmou Dom Sócrates Villegas, Arcebispo de Lingayen-Dagupan (Filipinas), em meio à tristeza geral pela perda de templos históricos na área afetada. Este chamado representa a ação da Igreja em favor das vítimas do terremoto que causou dezenas de mortes e danos graves ao país. “Temos que concentrar toda a nossa atenção e recursos em Bohol e Cebu, pois é onde estão os necessitados”, acrescentou o prelado.

templo_de_tubigon.jpg
Dom Leonardo Medroso, Bispo de Tagbilaran, inspeciona os destroços
em um templo de Tubigon, Bohol. Foto: CBCP News.

“Estamos monitorando a prestação de serviços e estaremos prontos para complementar os esforços de emergência de dioceses afetadas”, explicou o Padre Edwin A. Gariguez, Secretário Executivo da Caritas Filipinas.

Segundo dados oficiais, por volta de 3,4 milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto, com um saldo de pelo menos 600 casas destruídas e 1.400 casas danificadas. Muitas pessoas decidiram passar a noite ao relento, com medo de novos tremores.

“Entre as necessidades mais urgentes estão alimentos para distribuição entre aqueles que ficam em abrigos”, descreveu o Padre Gariguez. O financiamento inicial de nove mil dólares disponíveis para a Conferência não são suficientes para atender as necessidades graves de pessoas afetadas.

Diante desta situação, fundos locais disponíveis foram usados, enquanto as demais dioceses do país participarão com contribuições especiais para atender a emergência. (GPE/EPC)

Com informações da UCANews e Asia News.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas