Gaudium news > Muammar Kadafi chega a Roma para uma visita de três dias

Muammar Kadafi chega a Roma para uma visita de três dias

Roma (Quarta, 10-06-2009, Gaudium Press) Pela primeira vez em 40 anos desde que assumiu o poder na Líbia por meio de um golpe, o líder líbio Muammar Kadafi viajou à Roma para uma visita oficial de três dias. No aeroporto de Ciampino, Kadafi foi recebido na manhã de hoje pelo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi e por membros do governo.

A Itália, não obstante uma brutal ocupação colonial na Líbia por cerca de 30 anos, até a tomada de poder de Kadafi, é hoje o maior parceiro comercial do país. Líbia e Itália são também aliados na polêmica política combate à imigração ilegal, agora caracterizada como crime na Itália: é para lá que o governo de Berlusconi manda barcos de imigrantes interceptados no Mediterrânero a caminho de seu país, medida que vem sendo duramente condenada pela União Europeia, pela ONU e por organizações de direitos humanos.

Como de praxe em suas viagens internacionais, o local de descanso de Kadafi será uma enorme tenda beduína, montada no jardim da mansão de Villa Doria Pamphili, do século 17, para ele e mais 300 pessoas. Kadafi exige também falar para mulheres que se destacam em áreas como comércio e política.

A visita é bastante controversa. A presença de Kadafi é criticada porque, segundo alguns, um líder que não respeita os direitos humanos não deveria ser recebido no país. Diversos senadores de oposição e membros do parlamento manifestaram descontentamento e prtotestaram. Por motivos de segurança, foram proibidas quaisquer manifestações em Villa Pamphili, onde ontem foram colados diversos cartazes contrários à presença do líder líbico pelos militantes do coletivo do centro social “Blackout”.

O programa oficial da visita prevê hoje encontro e almoço com o presidente da República da Itália, Giorgio Napolitano. Em seguida, reunião com o presidente do Conselho e primeiro-ministro Silvio Berlusconi no Palácio Chigi e, à noite, jantar com Berlusconi e o ministro de Relações Exteriores Franco Frattini.

Para amanhã, há uma visita ao Senado, a uma universidade, um encontro com o prefeito de Roma. Na sexta, Kadafi deverá se encontrar com líderes comerciais italianos, com 700 mulheres de destaque no mundo dos negócios e com o presidente da Câmara, Gianfranco Fini.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas