Gaudium news > Arquidioceses e dioceses de todo o Brasil se empenham na celebração de Corpus Christi

Arquidioceses e dioceses de todo o Brasil se empenham na celebração de Corpus Christi

Brasil (Quarta, 10-06-2009, Gaudium Press) Comemorada em dioceses de todo o mundo desde a Idade Média, a festa de Corpus Christi, celebração simbólica à morte sacrificial de Jesus Cristo (Eucaristia), motiva uma série de festas por todo o país nesta quinta-feira. O nome da festa remete ao Corpo e ao Sangue de Cristo que, segundo a tradição, deve ser partilhado entre os fiéis como o pão e o vinho, em uma simbologia que permite aos fiéis permanecerem totalmente integrados a Jesus.

Confira a programação:

Salvador

A Praça Municipal da cidade recebe uma celebração eucarística presidida pelo arcebispo dom Geraldo Majella a partir das 8h desta quinta-feira. Depois, uma procissão seguirá pela rua Chile, passa pela rua Carlos Gomes, avenida 7 de Setembro e retorna à praça, onde a celebração será encerrada com a Bênção do Santíssimo Sacramento. A antiga capital federal celebra a festa desde 1549.

Rio de Janeiro

Na arquidiocese carioca, uma solene celebração presidida pelo arcebispo dom Orani João Tempesta marca o início da festa, às 10h, na Igreja de Sant’ana, no centro da cidade. Às 15h30, será rezada a Missa das Vésperas, na Igreja da Candelária, de onde seguirá, às 16h, a tradicional procissão de Corpus Christi até a Catedral Metropolitana.
Carros estacionados na avenida Rio Branco coletarão alimentos não-perecíveis a partir das 14h. Os alimentos serão doados a comunidades carentes.

Brasília

Na Esplanada dos Ministérios a festa começa cedo, a partir das 6h30, com a tradicional confecção do tapete, feita pelos jovens da arquidiocese para servir à procissão de Corpus Christi. O público deve começar a se concentrar a partir das 15h, quando começa também o ensaio de cânticos que vai até as 16h45, hora em que o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz e outros bispos e padres do Distrito Federal devem chegar ao altar para a Santa Missa, marcada para as 17h. Uma hora depois a solene procissão começa em frente à catedral da cidade, com bênção aos enfermos, políticos e famílias, seguida de uma grande queima de fogos.

Natal

Religiosos e fiéis de quase 40 paróquias da cidade se concentram a partir das 14h na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária para adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 15h30 uma procissão sai do local em direção ao Espaço João Paulo II (Papódromo), para a Santa Missa, presidida pelo arcebispo dom Matias Patrício de Macedo.

Curitiba

Presidida pelo arcebispo da cidade, dom Moacyr José Vitti, a Santa Missa marcada para às 15h30 em frente à Catedral Basílica deve ser o principal momento da comemoração em Curitiba, ocasião que deve reunir 150 mil pessoas, segundo assessoria da arquidiocese. Em seguida, fiéis e religiosos seguem em procissão sobre o tradicional tapete, confeccionado sobre a avenida Cândido de Abreu, em direção ao Palácio Iguaçu, palco da bênção do Santíssimo Sacramento, marcada para as 18h.

Campina Grande

Na cidade paraibana tradicionalmente conhecida por sua festa junina, a Igreja Católica local marcou o início da celebração às 10h, com a missa solene presidida pelo bispo da cidade, dom Jaime Vieira Rocha, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, local que também recebe a Adoração ao Santíssimo Sacramento, a partir das 11h30. Às 12h sinos de todas as Igrejas da cidade tocarão juntos, três horas antes de outra missa solene, também presidida pelo bispo.
A procissão sai da catedral às 16h30 em direção à Praça da bandeira, onde dom Jaime faz a bênção solene de encerramento, ás 18h.

História

Na diocese belga de Liége, no início do século XIII, a freira Juliana de Mont Cornillon, após ter seguidas visões em que recebia pedidos de Jesus para a organização de comemorações em homenagem à Eucaristia, se mobilizou com outros religiosos e fiéis para organizar a primeira procissão de Corpus Christi, em 1247, pelas ruas da cidade. Com o tempo, a festa litúrgica se propagou pela Bélgica e pela Europa.

Por meio da Bula Transiturus o papa Urbano IV decretou, em agosto de 1264, a instituição da Festa de Corpus Christi, celebração popularizada pelo mundo inteiro somente a partir do século XIV, depois de confirmação do papa Clemente V, tornando a comemoração uma obrigação canônica internacional. Em 1317, o papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir desta oficialização a festa passou a ser celebrada anualmente na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas