Gaudium news > Bento XVI dedica catequese da Audiência Geral a João Escoto Eriúgena

Bento XVI dedica catequese da Audiência Geral a João Escoto Eriúgena

Cidade do Vaticano (Quarta, 10-06-2009, Gaudium Press) Dando prosseguimento a sua habitual catequese sobre téologos e filósofos antigos da Igreja, o Papa Bento XVI falou hoje durante a Audiência Geral da semana, na Praça de São Pedro, sobre o pensador medieval João Escoto Eriúgena.

Eriúgena foi um pensador e teólogo irlandês da época carolíngia na Europa medieval. Nascido no início dos anos 800, representava uma cultura patrística grega e latina, platonismo radical, e dedicava atenção especial a São Máximo o Confessor e, sobretudo, a Dionisio o Areopagita. Eurígena defendia em seus escritos que a fé e a razão não são dissociáveis.

“Escoto Eurígena estava convencido de que a autoridade e a razão não podem nunca estar em contraste uma com a outra; estava convencido que a verdadeira religião e a verdadeira filosofia coincidem”, afirmou o Papa.

“A Escritura, de fato – endossa o teólogo irlandês, repropondo uma reflexão já presente em João Crisóstono – ainda que oriunda de Deus, não seria necessária se o homem não tivesse pecado. Deve-se portanto deduzir que a Escritura foi dada por Deus com uma intenção pedagógica e, por coincidência, para que o homem pudesse lembrar tudo o que lhe fora impresso no coração desde o momento de sua criação ‘à imagem e semelhança de Deus’ e que o pecado original o havia feito esquecer”.

Para encontrar o Papa vieram hoje 15 mil fiéis e participantes. Após a catequese em italiano, Bento XVI saudou os participantes da audiência em francês, inglês, alemão, espanhol, português, polonês, eslovaco e croato.

Na Praça de São Pedro, esteve presente um grupo de 40 pessoas do Estado de Santa Catarina, a quem o pontífice saudou diretamente, também em português: “Dirijo agora uma cordial saudação a todos os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente ao grupo brasileiro de Santa Catarina e aos pequenos cantores de Amorim, Portugal, pedindo à Virgem Mãe que guarde a vida e a família de cada um como um canto de louvor perene a Deus e de bênção generosa para quantos cruzam o seu caminho. Obrigado pela vossa jubilosa participação neste encontro com o Sucessor de Pedro. Sobre vós e vossos entes queridos, desça a minha Bênção!”

Havia ainda fiéis da Itália, Espanha, Portugal, França, Alemanha, Inglaterra, Áustria, Suíça, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Croácia, Canadá, EUA, Filipinas e até Paquistão e Cingapura.

De Israel, veio uma delegação especial do “Israel Philatelistic Service”, dos correios israelenses. Os Correios de Israel haviam emitido, na ocasião da primeira visita de Bento XVI em Israel, “My Own Stamp”, uma folha de selos e um livreto que que era vendido antes da partida do Papa à Itália. Após a viagem, foi emitida uma segunda edição do material, com as fotos e as citações dos discursos e as homilias de Bento XVI em Israel. Tudo escrito e compilado pelo vaticanista Peter Jennings.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas