Gaudium news > CNBB anuncia vencedores de seus quatro prêmios de comunicação

CNBB anuncia vencedores de seus quatro prêmios de comunicação

Brasília (Terça, 09-06-2009, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciou ontem os vencedores dos prêmios de comunicação deste ano. Os quatro prêmios, uns bem antigos e outros mais recentes, são divididos em: ‘Margarida de Prata’, voltada ao Cinema, criado em 1967; ‘Microfone de Prata’, para o Rádio, instituído em 1989; ‘Dom Helder Câmara de Imprensa’, existente desde 2002; e ‘Clara de Assis’, para a Televisão, concedido desde 2005. O prêmio dado aos trabalhos em Rádio será julgado nesta terça pela União de Radiodifusão Católica (UNDA Brasil).

A premiação anual tem o objetivo de reconhecer a arte e o mérito dos profissionais dos meios de comunicação social, de imprensa, cinema, rádio e televisão que contemplam em suas produções os valores humanos, cristãos e éticos, sem esquecer da linguagem artística e da técnica. Os prêmios serão entregues no dia 14 de julho, durante o Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe 2009, organizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre.

Os premiados

‘O Sal da Terra’, filme que narra a vida de um padre que optou por realizar sua missão pastoral nas estradas do Brasil como caminhoneiro, venceu o prêmio ‘Margarida de Prata’, na categoria curta-metragem de ficção. A trama é dramatizada e narrada pelo cineasta paranaense Eloi Pires Ferreira. “O filme tem um roteiro muito bem articulado e interpretações convincentes que fogem à caricatura e dão densidade aos dramas narrados”, disse o integrante da mesa julgadora, o professor da PUC-Rio, Miguel Pereira.

Entre os documentários longas-metragens, ‘O Retorno’, do diretor Rodolfo Nanni, levou o prêmio. O filme trata das condições de vida da população no Nordeste do Brasil “numa viagem sentimental, quase nostálgica e, ao mesmo tempo, verificadora das condições atuais de vida da população”, segundo Miguel Pereira. ‘Nos Caminhos do Lixo’, de Eunice Gutman, venceu entre os médias. O trabalho é um projeto de geração de renda, elaborado por um grupo de mulheres de uma comunidade de periferia de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

O prêmio ‘Clara de Assis’ foi vencido pelo programa ‘Chão e Paz’, com a reportagem ‘Associação Criança e Família’, de Fernanda Souza de Santana, da arquidiocese de Salvador, e também o documentário ‘Chave para a Liberdade’, de Esmael Neto, Guilherme Guimarães e Rafael Teixeira, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC de Campinas).

Já o Prêmio ‘Dom Helder Câmara de Imprensa’ teve dois vencedores: a reportagem ‘Anti-heróis’, da Folha de São Paulo, sobre a vida dos cortadores de cana no interior de São Paulo, e a reportagem ‘A Roda Viva da Cana’, do Jornal Porantim, sobre o aliciamento de menores indígenas para o trabalho no corte de cana.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas