Gaudium news > Escritor vaticanista dedica novo livro à vida do Papa Paulo VI

Escritor vaticanista dedica novo livro à vida do Papa Paulo VI

Roma (Terça, 09-06-2009, Gaudium Press) A partir de hoje, as livrarias italianas recebem um novo livro em suas estantes. Trata-se do mais recente trabalho de Andrea Tornielli, vaticanista do jornal italiano “Il Giornale”: “Paulo VI. A Audácia de um Papa”, obra sobre a vida e o pontificado do Papa que concluiu o Concílio Vaticano II.

Paulo VI, eleito pontífice em 1963, foi responsável pela conclusão de uma das maiores e mais profundas reformas modernas na cúria romana, e é tido como o postulador de uma nova época de diálogo com as outras confissões cristãs e como o pontífice que instaurou a prática das viagens apostólicas papais. Apesar disso, Paulo VI é também um dos Papas menos lembrados, ante os pontificados mais famosos de João XXIII e João Paulo II.

Na biografia de Tornielli, o Papa Giovani Battista Montini é visto como um homem corajoso, decidido, não arrependido. No livro, Tonnielli traz também ricos detalhes do período anterior ao início do pontificado de Paulo VI.

Uma das polêmicas em torno do Papa Paulo VI que consta do livro é sua suposta postura favorável à esquerda e ao comunismo. O autor afirma, no entanto, que em uma carta datada de 1955 e endereçada a Mariano Rumor, então vice-secretário e futuro primeiro-ministro italiano (1968 a 1974), o ainda cardeal Montini teria escrito: “Com o Comunismo e com o Socialismo não se pode colaborar”.

Ainda não há previsão para a chegada do livro ao Brasil.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas