Gaudium news > Chamados para divulgar a grande notícia: o Evangelho

Chamados para divulgar a grande notícia: o Evangelho

Anápolis – Goiás (Quinta-feira, 22-08-2013, Gaudium Press) O exercício da comunicação na Igreja requer aqualificação de seus profissionais e voluntários, dispostos a trabalhar com a difusão da informação para seu público, que necessita ouvir as boas novas sobre os principais acontecimentos dentro de suas paróquias, dioceses e arquidioceses.

Este foi o desafio proposto aos mais de 40 agentes das Pastorais de Comunicação (Pascom) presentes na Iª Jornada pascom_logo.jpgde Comunicação, realizada neste último domingo, 18, no salão da Matriz de Sant’Ana, em Anápolis, Goiás.

O encontro contou com a presença dos profissionais do meio de comunicação, representantes das cidades de Anápolis, Goiânia, Itapuranga, Jaraguá, Caldas Novas, Rialma, Ceres e Catalão.

O intuito do evento, coordenado pelo Frei Edgar Alves Pereira, pertencente à equipe de coordenação do Setor Comunicação do Regional Centro-Oeste da CNBB, serviu para discutir a capacitação dos engajados na missão de comunicar e transmitir as informações referentes ao meio católico.

Além disso, a Jornada de Comunicação abrangeu para a reflexão sobre a organização das atividades das Pastorais de Comunicação nas dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB, composto pelos Estados do Distrito Federal, Goiás e Tocantins.

Padre Agnaldo José, jornalista, bacharel em Teologia e mestre em comunicação, pertencente à Diocese de São João da Boa Vista (SP), apresentou em sua palestra a história da comunicação, bem como noções básicas sobre a aplicação das técnicas nas atividades ligadas ao meio.

Segundo Padre Agnaldo José, “a Pascom deve promover a comunhão, fortalecer a evangelização e criar laços entre as pastorais.” O sacerdote explicou que é preciso sempre buscar o aperfeiçoamento, já que a sociedade está em constante mudança, exigindo formação permanente.

“O Regional da CNBB favorece os comunicadores a buscar o aperfeiçoamento, lembrando de cada realidade, dioceses e paróquias diferentes, mas temos a grande riqueza que é o Evangelho. Somos chamados a divulgar a grande notícia”, exaltou.

Fomentar no coração de cada voluntário o gosto, o amor por evangelizar através dos meios de comunicação foi enfatizado pelo Padre Agnaldo José. “Quando a pessoa sente a vontade evoluir, crescer, fica aberta à busca de formação, seja num curso, na faculdade, ou em uma jornada como a de hoje, até mesmo pela internet. É importante despertar esses sentimentos no coração da pessoa”, concluiu.

O Bispo Diocesano, Dom João Wilk, orientou os presentes que a informação deve ser feita na perspectiva da consciência moral e cristã, trabalhando sempre com a verdade e o compromisso cristão através de formas eficientes para dinamizar a ação dos meios de comunicação na Igreja.

Dom Wilk ainda informou que o Regional Centro-Oeste da CNBB está trabalhando com a intenção de promover um mutirão de comunicação. (LMI)

Com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas