Gaudium news > “Nos preocupamos com indígenas, quilombolas e ribeirinhos’, afirma dom Dimas Lara Barbosa

“Nos preocupamos com indígenas, quilombolas e ribeirinhos’, afirma dom Dimas Lara Barbosa

Brasília (Segunda, 08-06-2009, Gaudium Press) O Simpósio Internacional Mudanças Climáticas e Justiça Social, iniciado hoje e que termina no próximo dia 10, em Brasília, discute a preocupação com os efeitos das mudanças climáticas sobre populações vulneráveis, como quilombolas, indígenas, ribeirinhos e os que estão nas periferias das grandes cidades.

Promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com organizações da sociedade civil, pastorais sociais, cientistas e representantes dessas comunidades, o evento debate projetos e sugestões de precaução para evitar que mais pessoas sejam atingidas em desastres naturais – como as recentes cheias do Nordeste.

“Nós nos preocupamos muito com as populações indígenas, os ribeirinhos, os quilombolas, os pequenos agricultores. Aqueles que já estão ali e que tiram seu sustento numa relação harmoniosa com a floresta. Essas pessoas sofrem muito com a invasão de grandes grupos que não apenas depredam o meio ambiente, mas também provocam grandes e graves conflitos”, disse nesta segunda dom Dimas Lara Barbosa, secretário geral da CNBB.

De acordo com o representante da Cáritas – entidade ligada à Igreja Católica – no Distrito Federal, Jaime Conrado, os quilombolas maranhenses não sofreram apenas com a cheia dos rios – nas enchentes das últimas semanas nas regiões Norte e Nordeste -, mas ainda sofrem com a falta de ajuda humanitária.

“O que nós estamos tentando fazer é chamar a atenção da mídia para a situação dessas pessoas. Porque muitas vezes a sociedade se comove com os atingidos nas cidades, mas as populações rurais são as que sofrem mais. Além disso, eles vivem do que plantam. Se o governo não fizer alguma coisa agora, não sei como será até o próximo inverno”, afirmou Conrado.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas