Dom João: “É bonito ver como os jovens são bem dispostos para servir e ajudar”
Belo Horizonte – Minas Gerais (Sexta-feira, 16-08-2013, Gaudium Press) A Assunção de Nossa Senhora foi comemorada pela Igreja no mundo nesta última quinta-feira, 15. O Santuário Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté, Minas Gerais, proporcionou aos seus fiéis momentos festivos, de comunhão e devoção.
Dom João Justino de Medeiros |
A multidão de jovens presentes na celebração, tocados através do espírito missionário deixado pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ), segundo o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom João Justino de Medeiros Silva, encheu-o de alegria e exaltou:
“É bonito ver como os jovens da Arquidiocese de Belo Horizonte são participativos, bem dispostos para servir e ajudar. Meu coração se enche de alegria ao ver a beleza dos jovens em comunhão, reunidos por cristo”, disse Dom João Justino, saudando os jovens no início da manhã, durante Solenidade da Assunção da Virgem Santíssima.
A juventude arquidiocesana participou da 18ª Peregrinação da Juventude pelo Santuário da Mãe da Piedade, evento tradicional promovido pela Arquidiocese de Belo Horizonte para celebrar a Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
Segundo Dom João Justino, o encontro deste ano foi ainda mais especial, pois os jovens ainda estão tocados pelas palavras pronunciadas pelo Papa Francisco, durante sua visita ao Brasil pela JMJ, e continuam a trazer viva as lembranças das experiências vividas durante a Semana Missionária, em Belo Horizonte.
O Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo caminhou com os jovens um trecho do percurso e presidiu a Missa campal, concelebrada pelo Bispo Auxiliar, padres e diáconos, em frente à Ermida da Padroeira.
Em sua Homilia, Dom Walmor relembrou que é necessário construir um novo tempo, dizendo que caminhar com Maria, no dia em que se celebra sua Assunção, é confirmar o pensamento e o coração em Jesus:
“Agradeço o esforço de cada um em estar aqui hoje, para servir a Cristo. Pois quem segue a Ele não se perde jamais”, ressaltou o Arcebispo, que ainda pediu aos jovens para que cumprimentassem com aplausos os enfermos e idosos que não puderam ir ao Santuário, pois, segundo Dom Walmor, demonstra uma forma de abraçar carinhosamente quem participou desta celebração à distância, ou seja, espiritualmente.
O Arcebispo ressaltou também que ir ao Santuário Nossa Senhora da Piedade é uma experiência marcante para todo cristão:
“Experimentar o silêncio e a aragem das montanhas, rezar, meditar, renova a expressão do nosso rosto, limpa nossa mente e nos traz uma paz imensa. Precisamos resgatar e fortalecer, cada vez mais, a nossa Fé e a nossa esperança”, concluiu.
Encerrando a celebração, Dom Walmor rezou a Consagração à Nossa Senhora da Piedade, diante do andor com a imagem da Padroeira, levada ao altar pelas mãos da juventude arquidiocesana. (LMI)
Com informações Arquidiocese de Belo Horizonte
Deixe seu comentário