Gaudium news > Cidade de Minas Gerais realiza Oitava de São Geraldo

Cidade de Minas Gerais realiza Oitava de São Geraldo

Curvelo – Minas Gerais (Sexta-feira, 16-08-2013, Gaudium Press) Os fiéis de Curvelo, cidade localizada em Minas Gerais, vivem a expectativa pela realização da Oitava de São Geraldo, festa que celebrará a memória e o testemunho de São Geraldo.

Acerca do tema “São Geraldo: um jovem de fé”, a comunidade da Basílica de São Geraldo inicia o itinerário religioso no dia 24 de agosto com uma programação que aprofundará sobre a história da breve vida de São Geraldo, que faleceu com pouco mais de 29 anos.

O evento inicia-se às 5h, encerrando à noite com a celebração da Missa de abertura da Oitava, presidida pelo Arcebispo de Diamantina, Dom João Bosco Óliver de Faria, na Praça da Basílica.

Momentos de devoção, bênçãos, procissões, terços, carreatas, cavalgadas, além da participação de outras paróquias da cidade e região e apresentações culturais serão as atrações da festa em homenagem ao santo mais popular do sertão de Minas Gerais.

De acordo com o Missionário Redentorista e reitor da Basílica, Padre Paulo Roberto Gonçalves, o testemunho de simplicidade e humildade vivido por São Geraldo é o que atrai milhares de fiéis a Curvelo.

Segundo o sacerdote, a vida do Santo italiano era “fortemente marcada por seu profundo amor a Deus, a Jesus Cristo e à Virgem Maria”, considerados estes os três grandes amores de São Geraldo.
“Geraldo soube, de maneira encantadora, traduzir estes amores no serviço aos pobres e mais abandonados de suas cercanias”, completou.

Os Missionários Redentoristas Dom José Luiz Majella Delgado, Bispo de Jataí, em Goiás, e Dom Darci José Nicioli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, em São Paulo, participarão de forma especial como pregadores. O Padre Edson Alves da Costa e o Irmão João Batista Viveiros serão os animadores do evento.

São Geraldo Majela

São Geraldo nasceu em 1726 na cidade de Muro, localizada no sul da Itália. Sua mãe, Benedetta, foi a responsável por ensiná-lo sobre o imenso amor de Deus.

Durante o período Quaresmal, em 1747, Geraldo resolveu ser completamente semelhante a Cristo, procurando fazer penitências mais severas consigo mesmo.

Em 1749, após pedidos ininterruptos para entrar para a Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso de Ligório, Geraldo foi aceito na comunidade redentorista de Deliceto, situada na província de Foggia, na Itália.
Sentindo-se absolutamente e totalmente satisfeito com o modo de vida que Santo Afonso instruía a seus religiosos, Geraldo professou seus primeiros votos em 16 de julho de 1752, data da celebração da Festa do Santíssimo Redentor e também dia de Nossa Senhora do Carmo.

Sofrendo fortes hemorragias e disenteria, São Geraldo veio a falecer no dia 15 de outubro de 1755, em Caposele, na província de Avellino.

O Papa Leão XIII o beatificou em 1893, e no dia 11 de dezembro de 1904, foi canonizado como Santo pelo Papa Pio X. (LMI)

Com informações A12/ Congregação do Santíssimo Redentor

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas