Diocese de Campo Mourão (PR) promove Simpósio de Mariologia
Campo Mourão – Paraná (Sexta-Feira, 16-08-2013, Gaudium Press) A Escola de Teologia para Leigos Padre Yves Pouliquen, com sede na diocese de Campo Mourão, no Estado do Paraná, iniciou nesta quinta-feira, 15, o Simpósio de Mariologia, que terá como tema “Aparições de Fátima: história, teologia e espiritualidade”. O evento ocorrerá no auditório do Colégio Vicentino Santa Cruz.
A programação do evento, que será ministrado pela Irmã Ângela de Fátima Coelho da Rocha Pereira da Silva, segue até esta sexta-feira, 16, sempre das 19h às 22h. A assessoria do simpósio é postulante “extra urbem” da causa de canonização dos Pastorinhos e dos beatos Francisco e Jacinta Marto.
A conferencista atua ainda como docente no curso de Ciências Religiosas no Instituto Superior de Ciências Religiosas (ISCRA), localizado na cidade de Aveiro, em Portugal, e no Curso Geral de Teologia, do centro de Formação e Cultura, da Diocese de Leiria-Fátima.
De acordo com o diretor da Escola de Teologia, Padre Alfredo Rafael Belinato Barreto, a presença da Irmã Ângela na diocese coincide com a Semana da família. Por isso, para que a realização do simpósio não conflua em obstáculo à celebração da Semana da Família, a instituição optou por disponibilizar apenas 100 vagas para toda a região.
Com relação a Escola de Teologia Padre Yves Pouliquen, o diretor explica que um dos objetivos da instituição é organizar eventos que oportunizem a formação qualificada de agentes pastorais para os diversos trabalhos movidos pela Igreja diocesana. Portanto, além da formação “ad intra”, dispensada aos discentes formalmente matriculados, a escola se propõe a promover eventos destinados à comunidade em geral. Atualmente, a escola contém 120 alunos.
O que é a Mariologia?
Mariologia é o conjunto de estudos teológicos sobre Maria, mãe de Jesus Cristo, que compreende uma vasta produção bibliográfica que visa salientar a importância da figura feminina da Santíssima Virgem e a profunda e piedosa crença dos fiéis a Ela, com o objetivo de enriquecer o âmbito teológico cristão.
A Mariologia tradicionalmente se divide em Mariologia Histórica (estuda os dados históricos, sociais e afins que permitem ascender à figura histórica de Maria), Mariologia Bíblica (versão sobre os fundamentos bíblicos embasados nas afirmações sobre Maria), Mariologia Popular (trabalha os dados que as devoções populares sobre Maria receberam da Tradição eclesiástica e vice-versa) e Mariologia Sistemática (aprofunda os dados da história, das Escrituras e da piedade, sistematizando-os em coerência com as doutrinas cristológicas e eclesiológicas). (FB)
Deixe seu comentário