Gaudium news > Celebrações marcam os 15 anos da Diocese de Criciúma

Celebrações marcam os 15 anos da Diocese de Criciúma

Criciúma (Quarta-Feira, 14/08/2013, Gaudium Press) A Diocese de Criciúma, em Santa Catarina, completará amanhã, dia 15 de agosto, seus 15 anos de instalação. Para marcar a data será realizada em todas as 541 comunidades da região, no mesmo horário, uma celebração especial preparada pela Pastoral Litúrgica de Criciúma. Ainda dentro das comemorações de aniversário, na última segunda-feira ocorreu o lançamento de um documentário de 17 minutos sobre a caminhada de fé e evangelização da diocese.

Com relação ao vídeo, que foi produzido pela Coordenação Diocesana de Pastoral e pela Pastoral da Comunicação, é importante destacar que, além de contar um pouco a trajetória dos 15 anos de instalação da diocese catarinense, o documentário tem como objetivo motivar a participação das comunidades nas celebrações alusivas ao aniversário. A CRICIUMA DIOCESE.jpgobra contou com a participação de dois bispos de Criciúma, dom Paulo Antônio De Conto (hoje bispo de Montenegro-RS) e dom Jacinto Inácio Flach, e de representantes do clero e dos leigos.

De acordo com dom Jacinto, em uma época em que os documentos da Igreja solicitam mais proximidade das pessoas, celebrar os 15 anos de caminhada da diocese é motivo de júbilo e alegria. Ele acrescenta que a missão da diocese é levar a Boa Nova e a esperança a todos os fiéis, e que durante todos esses anos foram produzidos muitos frutos na região e outros tantos bons frutos ainda serão colhidos.

Quanto à programação do dia festivo, as comunidades da diocese estarão reunidas na mesma hora, a maioria com início entre 19h e 19h30min, para a realização de uma celebração preparada pela Pastoral Litúrgica. As comunidades também acenderão as velas-símbolo dos 15 anos da diocese, que foram recebidas no dia 19 de maio, em suas paróquias, durante a Solenidade de Pentecostes, para lembrar que Cristo é a luz que ilumina, a luz que mostra por onde caminhar, e caminhar com segurança.

No mesmo dia 15, a Igreja em todo o mundo celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, quando a Virgem Maria é elevada ao céu em corpo e alma. A Assunção da Virgem Maria representa a fé da Igreja na obra da redenção.
Entre as formas de redenção a Igreja reconhece uma forma radical de redenção: unida ao Filho na vida e na morte, a Igreja sabe que Maria foi associada à glória do Filho Ressuscitado.

História da diocese

A diocese de Criciúma foi criada pelo Papa João Paulo II no dia 27 de maio de 1998, através da bula papal “Sollicitus de Spirituali Bono” (Solícito pelo Bem Espiritual dos Seus Fieis) e instalada oficialmente no dia 15 de agosto de 1998. Tendo São José por padroeiro, compreende atualmente 06 comarcas, que congregam um total de 30 paróquias, 01 santuário diocesano e 541 comunidades. Teve por seu primeiro bispo, quando de sua criação, dom Paulo Antonio De Conto. Com sua transferência, em 2008, assumiu como Administrador Diocesano, padre Wilson Buss. Desde 16 de setembro de 2009 a diocese está sob a direção de dom Jacinto Inacio Flach, cuja posse se deu no dia 13 de novembro do mesmo ano.

Concentração

No dia 25 de agosto todas as comunidades da região são convidadas a participar da Concentração Diocesana das Comunidades, que será realizada no campo esportivo próximo à Escola Humberto Hoffmann, no Distrito de Caravaggio, em Nova Veneza. O evento inicia às 15h, com a apresentação da Banda Voz Amiga, seguida pelo show com o cantor católico Antônio Cardoso e pela Santa Missa, presidida pelo bispo dom Jacinto e concelebrada por todos os padres da Diocese.

Ao final, haverá a celebração do lucernário ou caminhada das luzes, quando todo o povo se dirigirá, com velas nas mãos, em direção ao Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, onde será dada a bênção final. Também estará presente no evento a ExpoVocacional, apresentando carismas das congregações religiosas e seminários existentes na Diocese. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas