Seminário Dehoniano promove Estágio Vocacional
Rio Negrinho – Santa Catarina (Terça-feira, 13-08-2013, Gaudium Press) “Sempre é bom ajudar um adolescente, um jovem que quer conhecer sobre a vida de seminário e o caminho para vida religiosa e sacerdotal”, afirmou Padre Marcos Lima, pertencente à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).
Estamos celebrando neste mês de agosto o “Mês Vocacional”, promovido pela Igreja no Brasil e a propósito das vocações, a Congregação dos Padres Dehonianos celebra entre 2012 e 2013 o “Ano Vocacional Dehoniano.”
O Seminário São José, localizado em Rio Negrinho, Santa Catarina, realizará entre os dias 13 e 15 de setembro o 2º Estágio Vocacional, que consiste em acolher jovens para que conheçam o modo de vida e relacionamentos no interior de um seminário ou instituição religiosa.
Em entrevista para a Gaudium Press, Padre Marcos, coordenador do evento dehoniano, explicou que o encontro será repleto de orações, palestras, dinâmicas, recreações e diálogos com os vocacionados.
O sacerdote não escondeu a alegria ao declarar que “preparar um Estágio Vocacional é algo que nos anima”, ressaltando que “sempre é bom ajudar um adolescente, um jovem que quer conhecer sobre a vida de seminário e o caminho para vida religiosa e sacerdotal. Estamos preparando este encontro com entusiasmo. Tudo para os vocacionados crescerem mais na fé e na vontade deste seguimento.”
De acordo com o Padre, o intuito do evento será incentivar a “valorizar a vida humana e cristã”, destacando a primeira “como pessoa em sua totalidade”, e a segunda, “como filho de Deus e com um caminho de fé maravilhoso”, proporcionando aos vocacionados o poder de decisão por optar pelo caminho religioso ou sacerdotal.
Diversos jovens de várias cidades de Santa Catarina e do Paraná foram convidados para este momento de fé. Padre Marcos disse que possui endereços e contatos de alguns jovens que já vem sendo acompanhados vocacionalmente, e que sempre surgem novos interessados no Estágio.
Quando perguntado sobre a relação do evento com o Ano da Fé e o Mês das Vocações, o sacerdote dehoniano recorreu a uma das frases pronunciadas pelo Padre Léon Dehon, fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus: “Levar Cristo ao coração do mundo e o mundo ao Coração de Cristo”, com o objetivo de fazer com que os jovens conheçam o carisma e a atuação dos Dehonianos pelo mundo.
Padre Marcos ainda completou dizendo que em todos os eventos realizados pelo Seminário São José, o assunto mais abordado é sobre vocação:
“Não falamos apenas de mês vocacional, mas de Vida Vocacional. Falar da fé é essencial em todo evento que se realiza. Não tem como realizar um encontro vocacional sem falar, dinamizar e testemunhar sobre a nossa fé cristã. Se não há relação de fé, então não há vida”, reiterou.
Sobre o Ano da Fé, ele explica que “está sendo de grande importância para nos sentirmos fortalecidos, unidos e abençoados como discípulos de Jesus Cristo. O nosso credo é maravilhoso e nos traz garantia de vida. Todos gostam de saber disso. Mais ainda quando se testemunha o que se acredita.”
O acompanhamento do jovem vocacionado
Para o Padre Marcos, o acompanhamento dos jovens no período vocacional “é um trabalho formativo muito gratificante”, afirmando que desde o primeiro contato do jovem com o Instituto, os dehonianos proporcionam a acolhida, orientação e auxílio para a caminhada vocacional.
“Realizamos este preparo por meio de visita familiar, conhecimento da família e apoio aos pais, dando confiança na escolha de um filho que quer estar em um seminário”, ressaltou o presbítero, que também realiza acompanhamentos via e-mail, telefone e pelas redes sociais, mas sempre priorizando o contato “pessoal, físico, humano e fraterno.”
O vocacionado pode participar de encontros com os padres da Congregação do Sagrado Coração, além de marcar visitas para conhecer o seminário e buscar conselhos. “Há um método de formação que aplicamos e que ajuda os vocacionados a discernirem nesta opção de vida”, completou Padre Marcos.
Ao final do contato que a Gaudium Press teve com Padre Marcos, o sacerdote expressou seus sinceros sentimentos aos jovens e pediu para que o Senhor os abençoasse durante seus caminhos vocacionais, quando poderão servir aos irmãos, amando-os por amor a Deus:
“Me encanta olhar a juventude em busca de sonhos, de realizações, de conquistas e, principalmente, pela opção de vida. Como Papa Francisco pediu: “manter a esperança, deixar-se surpreender nas coisas de Deus e conservar a alegria”, assim também Padre Dehon, a exemplo de Cristo: “Amar, amar, amar, em todos os momentos, em todos os lugares e em todas as situações.” O jovem que se ama, ama a vida e pratica esse amor para com os outros. O jovem que ama, se valoriza, valoriza a vida e valoriza o que faz. Jovem, continue sua caminhada com fé, esperança e amor. Deus abençoe a juventude”, finalizou Padre Marcos. (LMI)
Deixe seu comentário