Jovens chilenos preparam-se para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013
Santiago – Chile (Segunda-feira, 08-07-2013, Gaudium Press) Mais de três milhões de peregrinos iniciaram a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013.
A delegação chilena está composta por mais de seis mil jovens, que em sua maioria estão há vários meses se preparando para o evento. Em todas as dioceses do país serão celebradas missas de envio, dirigidas especialmente para enfatizar os frutos e a missão que cada jovem terá neste encontro comunitário da Fé.
Nos dias prévios à Jornada, entre os dias 17 e 21 de julho, ocorrerá a “Semana Missionária” que terá por fim facilitar o ingresso dos jovens ao país e preparar as Dioceses em um ambiente favorável a Fé e a alegria, tão próprio das Jornadas Mundiais, que se realizam desde o ano 1984 por iniciativa do Beato João Paulo II.
Durante este período, os peregrinos chilenos terão vários momentos importantes para refletir em comunidade. Um deles será a Missa em Petrópolis, na qual farão a entrega de uma réplica em miniatura da imagem de Nossa Senhora do Carmo à Dom Gregório Paixão, Bispo de Petrópolis.
Preparando a bagagem espiritual
Carola Urrutia, voluntária da Delegação Nacional, conta que participar da JMJ é uma bênção e um sinal de amor do Senhor. “Eu só espero que este fogo que tenho no coração, que Jesus colocou em mim, se propague a todos os jovens que irão a este encontro. Que eles possam sentir também essa força que dá um novo rumo à vida”, expressou a peregrina.
A jovem chilena também precisa que é de especial transcendência a preparação espiritual de todos os peregrinos, sobretudo para que a permanência de muitos frutos nos corações juvenis. “A parte logística, as malas, alojamentos, passagens e outros detalhes são básicos, mas preparar a bagagem espiritual é a chave.”
Depois dos encontros que o próprio Papa Francisco terá com os jovens, serão ministradas as catequeses dos Bispos. Os prelados chilenos que darão catequese são Dom Contreras Villarroel, Bispo Auxiliar de Santiago e Presidente da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil do Episcopado e Dom Cristián Caro Cordero, Arcebispo de Puerto Montt.
Espera-se que esta Jornada Mundial, junto a um Papa latino-americano, ajude a renovar a Fé entre os jovens do mundo, sobretudo os do continente, que buscarão não só fazer seu o lema desta Jornada (“Ide e fazei discípulos a todas as nações” Mateus 28,19), mas também reativar o impulso feito desde Aparecida em 2007 com a Missão Continental. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário