Gaudium news > Núncio Apostólico na França é nomeado penitenciário-mor

Núncio Apostólico na França é nomeado penitenciário-mor

Cidade do Vaticano (Terça, 02-06-2009, Gaudium Press) Duas nomeações de importantes cargos da Igreja Católica foram feitas hoje pelo Papa. Para o cargo de penitenciário-mor, responsável pela direção da Penitenciária Apostólica, dicastério da Igreja responsável pela coordenação do sacramento da confissão, Bento XVI nomeou monsenhor Fortunato Baldelli; como administrador apostólico “sé vacante” do Exarcado Apostólico do rito bizantino na Inglaterra, foi nomeado monsenhor Hlib Lonchyna.

Monsenhor Fortunato Baldelli substitui o penitenciário-mor cardeal James Francis Stafford, que apresentou sua renúncia hoje a Bento XVI.

Biografias

Monsenhor Fortunato Baldelli, arcebispo titular de Bevagna. Nasceu em Valfabbrica, diocese de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino, em 6 de agosto de 1935. Ordenado sacerdote em 18 de março de 1961, foi eleito bispo em 12 de fevereiro de 1983 e consagrado em 23 de abril de 1983. Até o presente momento, era núncio apostólico da Santa Sé na França.

Monsenhor Hlib Lonchyna será o exarco (espécie de bispo) responsável pelos fiéis ucranianos de rito bizantino na Inglaterra. Ele era bispo titular de Bareta. Nascido em Steubenville, eparquia de Saint Josaph in Parma dos Ucranianos, em 23 de fevereiro de 1954, foi ordenado padre em 3 de julho de 1977. Em 5 de julho de 2001 foi eleito bispo, para o qual foi consagrado em 27 de fevereiro de 2002. É bispo da cúria do arcebispado maior de Kyiv- Halyc dos Ucranianos; até o presente momento é visitador apostólico dos fiéis greco-católicos ucranianos na Itália desde 17 de janeiro de 2003.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas