Gaudium news > Troca de cartas com amiga pode atrasar beatificação do Papa João Paulo II

Troca de cartas com amiga pode atrasar beatificação do Papa João Paulo II

Cidade do Vaticano (Terça, 02-06-2009, Gaudium Press) De acordo com o jornal italiano ‘La Stampa”, a troca de correspondências entre o Papa João Paulo II e a amiga psiquiatra polonesa Wanda Poltawska, durante mais de 50 anos de amizade, pode atrasar o processo de beatificação do pontífice.

O atraso pode acontecer porque a correspondência entre Karol Wojtyla e Wanda Poltawska não foi totalmente disponibilizada para a comissão que cuida do processo de beatificação do papa, iniciado poucas semanas após a sua morte, em abril de 2005.

“São 55 anos de correspondência, uma vida, portanto será preciso pesquisar mais para evitar problemas futuros, inclusive, porque não é comum uma correspondência tão ampla entre o papa e uma amiga de juventude”, afirmou à publicação italiana o cardeal José Saraiva Martins, prefeito emérito da congregação para a causa dos santos, responsável pelo inicio do processo de beatificação.

De acordo com a publicação, Wanda Poltawska agora deverá entregar todas as cartas, para que elas sejam analisadas pelos peritos do Vaticano.

“Os teólogos examinadores devem pedir todo o material conservado pela senhora Poltawska, para eliminar dúvidas e ambiguidades que possam motivar contestações futuras, ligadas à inédita correspondência com uma mulher leiga, cujo conteúdo é desconhecido em todo o Vaticano”, disse o cardeal ao jornal “La Stampa”.

Toda a correspondência pessoal, segundo o cardeal, deveria ter sido entregue durante a fase diocesana do processo, em Cracóvia, na Polônia. Agora, que o processo chegou a Roma, será preciso mais tempo de trabalho por parte da comissão vaticana, composta por oito teólogos.

A amizade

A amizade entre Karol Wojtyla e Wanda nasceu quando os dois eram jovens, logo após a Segunda Guerra Mundial, durante a qual ela ficou presa em um campo de concentração, onde foi cobaia de experiências de médicos nazistas.

Poltawska visitou diversas vezes o Papa no Vaticano, em sua residência de verão, em Castel Gandolfo, e até no hospital onde o pontífice ficou internado após o atentado de 1981. No hospital, ela disse que lia romances em polonês para ele.”Passei a metade de seu último ano de vida em Roma. Estava também a seu lado no dia 2 de abril de 2005, no quarto onde morreu, no Vaticano”, disse Wanda Poltawska ao jornal.

Espontâneo

O padre Adam Boniecki, colaborador de Karol Wojtyla quando era bispo de Cracóvia e depois no Vaticano, disse ao “La Stampa” que João Paulo 2° sempre se relacionou de forma espontânea com leigos e religiosos. A presença de Wanda Poltawska e sua familiaridade com o papa, no entanto, provocava desconforto e mau humor na Cúria, segundo ele.

Na opinião do vaticanista Andréa Tornielli, não há nada de suspeito na amizade entre Wojtyla e Wanda Poltawska.

“Pensar que destas cartas possa aparecer uma relação não limpa entre os dois quer dizer que não se entendeu nada sobre Karol Wojtyla. Ele acompanhou e ajudou Wanda a esquecer o drama que viveu no campo de concentração, abençoou o casamento dela, batizou seus filhos, sempre houve uma grande amizade com toda a família”, disse Tornielli à BBC Brasil.

O problema, segundo ele, é que nas cartas há informações que não coincidem com as que o secretário do Papa, cardeal Stanislaw Dziwisz, forneceu ao Vaticano.

“Creio que haja contradições entre algumas coisas escritas e testemunhadas por Wanda Poltawska e o que foi escrito e testemunhado pelo secretário, sobretudo no que se refere à nomeação de alguns bispos”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas