Bispos chilenos divulgam mensagem pastoral inspirada nas palavras de Nosso Senhor
Santiago – Chile (Terça-feira, 18-06-2013, Gaudium Press) Na última quarta-feira, 12, marco do início da II Assembleia Eclesial Nacional, os Bispos chilenos, por intermédio de seu Secretário Geral, Dom Ignacio Ducasse, deram a conhecer uma mensagem pastoral inspirada nas palavras de Jesus em meio à tormenta “Ânimo, Sou Eu! Não tenham medo!”.
Nela dirigem profundas e afetuosas palavras “à todos os que vivem seu discipulado comprometidos na missão da Igreja”, convidando a viver a Nova Evangelização ainda nas dificuldades que oferece o mundo atual.
Os prelados, participantes também da Assembleia, começam sua mensagem ressaltando a importância de experimentar a presença do Espírito Santo no caminhar da Igreja chilena. “Fortalecidos pela presença do Espírito Santo, a Igreja que peregrina na terra chilena volta a renovar sua profissão de Fé”, assinalam.
Dar testemunho da Fé
Além de comunicar sua proximidade e afeto à todos os fiéis, enfatizam que a mensagem que a Assembleia discerne é especialmente relevante no contexto de uma sociedade secularizada e sem esperança, na qual é difícil, mas não impossível, dar testemunho da Fé.
“Sentimos ser um dever sustentar-nos uns aos outros, escutarmos com respeito, apoiarmos e nutrir-nos no Senhor para recuperar as confianças e seguir caminhando com novos brios”, destacam.
Neste sentido, os pastores acrescentam que os ensinamentos do Papa emérito, Bento XVI, são um testemunho a seguir, que nos ensinou que Deus “é Mestre e Senhor. Nele se funda nossa Fé. Ele é o futuro de cada pessoa e de toda a sociedade. Só Ele tem palavras de Vida eterna e só Ele é a rocha imóvel sobre a qual construir a comunhão e a solidariedade humana”.
Ressaltando a continuidade destes ensinamentos com os do atual Pontífice, expressam que nestes primeiros meses o Papa Francisco os confirmou e aprofudou naquela mesma Fé “indicando com palavras e com gestos simples a missão da Igreja que se manifesta em um serviço evangélico, voltado especialmente aos pobres e distanciados, e aos que vivem nas periferias materiais, morais e espirituais”.
Os bispos também fazem um vivo chamado à juventude, para que continuem se entregando “por inteiro a Jesus Cristo”, de maneira que todos experimentem o amor de Deus na comunidade. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário