Gaudium news > Papa recebe presidente da Ucrânia em visita ao Vaticano

Papa recebe presidente da Ucrânia em visita ao Vaticano

Cidade do Vaticano (Segunda, 01-06-2009, Gaudium Press) Após um fim-de-semana intenso pelas celebrações do Pentecostes e do último Rosário de maio, Bento XVI recebeu hoje pela manhã no Palácio Apostólico o presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko. Foi uma audiência particular.

Yushchenko encontrou-se com o pontífice na presença de mais 9 pessoas, entre elas a primeira-dama, o vice-primeiro ministro, Ivan Vasyunyk, o ministro dos Assuntos Externos, Volodymyr Khanddogiy, e o ministro da Cultura, Vasyl Vovkun.

O colóquio privado, em italiano, com dois intérpretes para o Papa e para o presidente, aconteceu segundo o Vaticano em uma atmosfera de cortesia e durou 27 minutos. Foram tratados temas da atual situação internacional e “evocadas as boas relações existentes entre a Ucrânia e a Santa Sé, não obstante algumas prospectivas de aprofundamento da colaboração em âmbito cultural e social”, segundo divulgou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Bento XVI presenteou o presidente ucraniano, como o faz com todos os chefes-de-estado em audiência particular, com uma medalha de ouro de seu pontificado. O presidente, por sua vez, deu em troca um busto retratando o próprio Papa. Após o encontro com Bento XVI, Yushchenko reuniu-se por alguns momentos com o cardeal Tarciso Bertone, secretário de Estado do Vaticano.

Segundo fontes não-oficiais, o mandatário ucraniano teria convidado o Papa para uma visita apostólica ao seu país. A Santa Sé, no entanto, não confirmou essa informação.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas