Arcebispo americano explica o significado cristão da maternidade e da benção da criança no ventre
Washington – Estados Unidos (Sexta-feira, 14-06-2013, Gaudium Press) O Arcebispo de Louisville (Estados Unidos), Dom Joseph Kurtz e Monsenhor Brian Bransfield, sacerdote de Filadélfia, são os autores de uma nova publicação que mostra a visão cristã da maternidade, da paternidade e ressalta a entrada para a vida comunitária e pessoal da “Bênção da criança no ventre”, recentemente aprovada pela Santa Sé.
Sob o título de “O dom da alegria”, o folheto complementa o rito da benção com uma exposição da valorização cristã do dom da vida e da família. Dom Kurtz foi quem solicitou à Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) a provisão do rito da bênção autorizado, que levou a elaboração do mesmo ao não encontrar-se um existente. A bênção foi posteriormente aprovada pela Santa Sé.
“A presença da nova vida no ventre traz alegria e esperança únicas ao centro de nossas famílias, nossa Igreja e nosso mundo. É o maior obséquio”, diz a apresentação oficial da publicação. “Neste mesmo momento quando Deus criou a seu filho, Ele também os criou a vocês como mãe e pai.”
Os autores também destacam a importância pastoral da integração das famílias na vida paroquial durante a gestação e o nascimento de seus filhos. “A bênção da criança no ventre une a paróquia”, afirmam no texto, em que se destaca que o dito rito pode ser levado a cabo durante a Missa dominical. Além disso, assinalam que a experiência de engendrar um filho atrai aos novos pais a uma relação mais profunda com sua paróquia e com sua Fé ao aceitar o apoio amoroso da comunidade de Fé.
“O dom da alegria” foi editado (em inglês) pela editora católica Our Sunday Visitor e pode ser adquirido no seguinte site (https://catalog.osv.com/Catalog.aspx?SimpleDisplay=true&ProductCode=X1433). O texto do rito de benção (disponível de forma gratuita em inglês e espanhol) pode ser baixado na página web da USCCB. (GPE/EPC)
Com informações da USCCB.
Deixe seu comentário