Arquidiocese de Curitiba levará oito jovens para a Jornada Mundial da Juventude no Rio
Curitiba – Paraná (Sexta-feira, 17-05-2013, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, através do Setor Juventude e do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), está promovendo a ação “A Arquidiocese de Curitiba leva você na JMJ2013”, para jovens de baixa renda que desejam ir ao encontro do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho deste ano.
A premiação será dada somente a oito jovens, de 18 a 29 anos, que moram no município de Curitiba. Quanto à avaliação socioeconômica dos candidatos, será realizada uma seleção hoje, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h, no departamento da Dimensão Social da Arquidiocese, que fica localizado na Rua Jaime Reis, número 369, no bairro São Francisco, na capital paranaense.
Todos os jovens interessados em participar da seleção deverão entrar em contato com o Setor Juventude ou com a dimensão Social para obterem as orientações específicas em relação à documentação necessária para a avaliação. O telefone da secretaria do Setor Juventude é (41) 2105-6364, e o da Dimensão Social da Arquidiocese é (41) 2105-6358.
É importante destacar que o candidato deverá apresentar um rendimento familiar inferior a um terço ou um quatro do salário mínimo. A assessoria de comunicação da Arquidiocese de Curitiba anunciará os selecionados no dia 3 de junho.
Jornada Mundial da Juventude 2013
A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pelo Vaticano para sediar a 38ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 23 a 28 de julho deste ano. O evento, o maior encontro de jovens católicos do mundo, foi criado pelo Beato João Paulo II em 1984.
De acordo com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a JMJ terá uma complexidade maior do que uma Olimpíada. Segundo ele, a expectativa é de que 1,5 milhão de pessoas visitem a cidade e participem da Jornada, terá como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).
Fundo Diocesano de Solidariedade
O FDS consiste em um Fundo da Arquidiocese, constituído pela arrecadação realizada anualmente durante a Coleta da Solidariedade no Domingo de Ramos, que financia projetos sociais relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano trata da “Fraternidade e Juventude”.
Em Curitiba, foi criado um Conselho Gestor para gerir o FDS; a portaria de nomeação do Conselho, com 10 membros, em 14 de abril de 2008. A finalidade do Conselho é avaliar, aprovar a liberação de recursos financeiros e acompanhar os projetos desenvolvidos de acordo com as Campanhas da Fraternidade no âmbito da Arquidiocese.
Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil o Fundo Nacional de Solidariedade surgiu em 1999, constituído por recursos arrecadados em todas as dioceses do Brasil e doações de colaboradores e instituições internacionais. Este FNS é mantido por 40% da coleta feita durante a Campanha da Fraternidade. Nas dioceses ficam os outros 60% dos recursos arrecadados que, juntamente com outras eventuais doações, constituem o Fundo Diocesano de Solidariedade. (FB)
Deixe seu comentário