Gaudium news > Cardeal Hummes envia carta ao clero por conta do Ano Sacerdotal

Cardeal Hummes envia carta ao clero por conta do Ano Sacerdotal

Cidade do Vaticano (Quinta, 28-05-2009, Gaudium Press) Ontem, o cardeal brasileiro Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero e arcebispo emérito de São Paulo, enviou a todos os sacerdotes do mundo uma carta especial, por conta do lançamento do Ano Sacerdotal. Na carta, o cardeal define o Ano como “um período de intenso aprofundamento da identidade sacerdotal, da teologia do sacerdócio católico e do sentido extraordinário da vocação e da missão dos sacerdotes na Igreja e na sociedade”.

“Todos queremos nos empenhar, com determinação, profundidade e fervor, a fim de que seja um ano amplamente celebrado em todo o mundo, nas dioceses, nas paróquias, em todas as comunidades locais, com o envolvimento caloroso do nosso povo católico, que sem dúvida ama os próprios sacerdotes e os quer ver felizes, santos e alegres no trabalho apostólico cotidiano”, afirmou dom Hummes.

Mais uma vez, o cardeal afirmou que o ano servirá, principalmente, para que a Igreja demonstre todo o seu apoio aos sacerdotes. “Deverá ser um ano positivo e propositivo, no qual a Igreja quer dizer, antes de tudo aos sacerdotes, mas também a todos os cristãos e à sociedade, através da mídia de massa global, que é fiel aos seus sacerdotes, os ama, os venera, os admira e reconhece com gratidão o seu trabalho pastoral e o seu testemunho de vida. Na verdade, os sacerdotes são importantes não só pelo que fazem, mas também pelo que são”.

Apesar do apoio ao clero, cardeal Hummes foi incisivo ao afirmar que os sacerdotes envolvidos em delitos já comprovados devem ser “devidamente julgados e punidos”. Ele ressaltou, no entanto, que essa é uma fatia muito reduzida da população sacerdotal.

“Ao mesmo tempo, é verdade que alguns sacerdotes estão se envolvidos em problemas graves e situações delituosas. Obviamente, é preciso continuar a investigá-los, julgá-los e puni-los devidamente. Estes casos, porém, formam um percentual muito pequeno do clero. Na grande maioria, os sacerdotes são pessoas muito dignas, dedicadas ao ministério, homens de oração e de caridade pastoral, que investem sua inteira existência na atuação da própria vocação e missão, frequentemente com grandes sacrifícios pessoais, mas sempre com amor autêntico a Jesus Cristo, à Igreja, e ao povo, solidários com os pobres e os sofredores”.

O Ano Sacerdotal será lançado pelo Santo Padre no próximo dia 19 de junho com a celebração das Vésperas na Basílica de São Pedro. Neste dia, a Igreja celebrará a solenidade do Santíssimo Coração de Jesus e o Dia de oração pela santificação dos sacerdotes. Bento XVI anunciou este Ano por conta do 150º aniversário da morte de São João Maria Vianney, o Santo Cura d’Ars, considerado patrono dos sacerdotes. O Ano Sacerdotal termina no dia 19 de junho de 2010.

A Congregação para o Clero, com o seu prefeito cardeal Cláudio Hummes, será responsável pela promoção e coordenação de diversas iniciativas espirituais e pastorais em ocasião do Ano Sacerdotal.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas