Gaudium news > Determinadas questões somente a fé pode dar respostas satisfatórias, afirma Dom Damasceno

Determinadas questões somente a fé pode dar respostas satisfatórias, afirma Dom Damasceno

Aparecida – São Paulo (Terça-feira, 09-04-2013, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidiu a missa das 9h, no Santuário Nacional de Aparecida, neste último domingo, 7.

Coat_of_arms_of_Raymundo_Damasceno_Assis.jpg

Dom Damasceno ressaltou em sua homilia que o tempo pascal é o mais importante de todo o ano litúrgico. “É interessante observar que durante o tempo pascal a primeira leitura será sempre de textos tirados do livro dos Atos dos Apóstolos. O livro dos Atos dos Apóstolos nos convida a contemplar a expansão da Igreja que cresce como fruto da ressurreição de Cristo e da ação do Espírito Santo.”

Ao comentar o Evangelho do dia, o purpurado chamou a atenção para as duas aparições de Jesus narradas por São João evangelista. A primeira, no dia da ressurreição do Senhor e a segunda, oito dias depois. Tomé, ausente na primeira aparição, não acreditou no testemunho dos outros apóstolos e exigiu provas para acreditar na ressurreição de Jesus.

Sobre esse ponto Dom Damasceno explicou que essa atitude de Tomé é semelhante a do homem moderno que só crê naquilo que pode observar e experimentar. “É um desejo natural. É claro também que a ciência não explica tudo e à determinadas questões somente a fé pode dar respostas satisfatórias.”

Segundo o purpurado, a Fé não se baseia em comprovações científicas, embora se baseie em sólidos argumentos. “É um dom de Deus que não elimina certos requisitos de nossa parte, como a abertura à verdade e afastamento de muitos preconceitos que nos impedem de aceitar a revelação de Deus que se manifesta a nós de muitas maneiras.”

Ao término de sua homilia, o presidente da CNBB exortou aos fiéis a rezarem pela Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. “Convido a todos a rezar pela 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil – CNBB – que começa no dia 10 de abril próximo e se conclui no dia 19. A assembleia se realiza em Aparecida, no Santuário Nacional.” (EPC)

Com informações da A12.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas