Gaudium news > Tenor Andrea Bocelli canta no Coliseu por reconstrução de Conservatório de Aquila

Tenor Andrea Bocelli canta no Coliseu por reconstrução de Conservatório de Aquila

Roma (Terça, 26-05-2009, Gaudium Press) Sob o título “L’alba separa dalla luce l’ombra – Andrea Bocelli al Colosseo” (“A alvorada separa a luz da sombra – Andrea Bocelli no Coliseu”), aconteceu ontem à noite, no Coliseu de Roma, um concerto especial beneficente pela reconstrução do Conservatório de Aquila, uma das cidades mais atingidas pelo terremoto de 6 de abril de 2009. Na ocasião, o conservatório foi completamente destruído.

O concerto aconteceu dentro da arena do Coliseu, lugar histórico e símbolo da Roma Antiga. O título do evento foi tirado da primeira música com texto de Gabriele D’Annunzio e música de Francesco Paolo. A canção explica bem a situação das pessoas atingidas porque fala das contradições entre o dia e a noite, a vida e a morte.

No parque do Coliseu foram dispostos somente 380 lugares, com entradas ao preço de 1.000 euros. No Concerto estiveram presentes o arcebispo de Aquila, monsenhor Giuseppe Molinari, e o prefeito, Massimo Cialente; o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, entre outros.

O concerto começou em uma atmosfera de oração com a “Ave Maria”, de Franz Schubert, e “Panis Angelicus”, da “Messe Solinelle op 12 de São Tomás de Aquino”, de Cesar Franck. Andrea Bocelli escolheu para a noite algumas das mais populares árias líricas italianas: “Tu amor”, “Mamma”, “Santa Lucia luntana” e “Funiculì Funiculà”.

Com Andrea Bocelli também cantaram a soprano romena Angela Gheorghiu e o Novo Coro Lírico Sinfônico Romano. Algumas obras foram acompanhadas pela flauta de Andrea Griminelli, pelo acordeon de Mario Stefano Pietrodarchi e também por intervenções coreográficas dos alunos da Academia Nacional de Dança. A Orquestra Sinfônica Abruzzese, que durante o terremoto perdeu a sua sede, também se apresentou, dirigida por Marcello Rota.

O concerto foi intercalado com duas leituras do livro “3:32 Storie del futuro sorpreso” (“Histórias do futuro surpreendido”, em tradução livre) com relatos do terremoto no Abruzzo. Duas histórias foram apresentadas por atores famosos na Itália, Virna Lisa e Leo Gullotta. Na ocasião, o presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, enviou uma carta “Un abbraccio per l’Abruzzo” ( “Um abraço para Abruzzo”)

O evento conduzido pela popular apresentadora italiana Milly Carlucci foi transmitido ao vivo pelo canal RaiUno e pela Radio Italia. O concerto foi uma iniciativa de Casimiro Lieto, a direção foi de Maurizio Pagnussat. O projeto foi realizado pela RAI e “Four One Music & Events”, empresa italiana que já organizou grandes eventos culturais como cerimônias de medalhas durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, em 2006, e outros concertos de outros artistas conhecidos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas