Cardeal Robert Sarah visita a Jordânia
Amman – Jordânia (Sexta-feira, 22-02-2013, Gaudium Press) Desde a última terça-feira, 19, o Cardeal Robert Sarah, Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, encontra-se em visita apostólica na Jordânia. O purpurado reuniu-se com 200 famílias de refugiados sírios em uma paróquia de Zarqa e está coordenando as ajudas que a Igreja presta à povoação que fugiu do conflito na Síria e que transborda a capacidade de atenção humanitária nos países vizinhos.
“A situação a nível humanitário na Síria e região ficou insustentável”, alertou um comunicado oficial do Pontíficio Conselho que realizou um balanço sobre a situação após 20 meses de guerra civil. “O inverno soma-se à terrível carga de sofrimentos de uma gente cujo os mais débeis são os mais vulneráveis”, afirma o comunicado.
Em meio a esta situação, a visita do Cardeal Sarah, acompanhado do Secretário do dito Conselho, Dom Giampietro Dal Toso, fará parte de um fórum regional da Cáritas (a agência de atenção humanitária da Igreja) do Oriente Médio, o Chifre da África e o Norte da África. “A visita do Cardeal Robert Sarah demonstra a preocupação de toda a Igreja ante esta crise humanitária enorme, ao qual não podemos fazer frente somente com nossas próprias forças”, destacou Wael Suleiman, diretor da Cáritas Jordânia, à Agência Fides. “Só na Jordânia, os refugiados que fugiram da Síria são 380 mil, e continuam aumentando dia a dia”.
O fórum regional da Cáritas contará com a participação de mais de 40 bispos, sacerdotes e seculares dos diferentes países, que definirão estratégias de ajuda humanitária de forma coordenada para atender as vítimas do conflito. Entre os participantes destacam-se o Bispo de Alepo e Presidente da Cáritas Síria, Dom Antoine Audo, e o Bispo Auxiliar de Bagdá e Presidente da Cáritas do Iraque, Dom Shlemon Wardouni. Os participantes do encontro terão também uma reunião com o Rei Abdullah II da Jordânia. (EPC/GPE)
Com informações da Agência Fides e Asia News.
Deixe seu comentário