Gaudium news > 45 católicos são barrados na fronteira de Gaza e impedidos de ver o Papa em Belém

45 católicos são barrados na fronteira de Gaza e impedidos de ver o Papa em Belém

São Paulo (Quarta, 13-05-2009, Gaudium Press) 45 católicos que residem na Faixa de Gaza e tinham recebido autorização para cruzar o território de Israel e ir a Belém ver o Papa foram barrados hoje, na fronteira de Eretz, por policiais do governo israelense. Todos haviam sido aprovados após preencher formulários exigidos por Israel.

O número contrasta com as 93 aprovações emitidas ontem pelas autoridades israelenses, de um total de 120 formulários válidos – alguns não estavam devidamente preenchidos, informara Israel. A Santa Sé havia solicitado ao governo de Israel que garantisse que de 150 a 200 católicos da Faixa de Gaza pudessem ver o Papa em Belém.

Na Faixa de Gaza – controlada desde 2007 pelo grupo islâmico radical Hamas e sob embargo de Israel há dois anos – vivem apenas 300 católicos, além de cerca de 2 mil ortodoxos, em meio a uma população de um milhão e meio de pessoas. Os dados são do Patriarcado latino de Jerusalém.

A informação sobre os 45 barrados foi dada esta manhã por Amin Sabegh, administrador da principal instituição católica de Gaza, que compreende uma escola e um centro cultural-religioso, à Rádio Vaticana. Segundo Sabegh, os 93 nomes autorizados constavam numa lista fornecida por Israel, há dois dias. Padre Hernandez, pároco de Gaza, confirmou a informação, acrescentando que, no momento do controle dos documentos, as forças de segurança israelenses retiveram uma parte do grupo.

A Rádio Vaticana não informa, no entanto, se o governo israelense foi ouvido sobre o caso.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas