Gaudium news > Igreja celebra o “Mês da Bíblia”

Igreja celebra o “Mês da Bíblia”

Brasília (Segunda-feira, 03-09-2012, Gaudium Press) A Igreja no Brasil reserva todo o mês de setembro para celebrar o “Mês da Bíblia”. Neste ano de 2012 ele terá como tema “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos”, e como lema “Coragem, Levanta-te! Ele te chama!”.

mês da biblia.jpg

Celebrar o Mês da Bíblia já constitui uma tradição. Há quase 50 anos que ele é comemorado. O costume iniciou-se a partir da arquidiocese de Belo Horizonte, quando na arquidiocese era comemorado seu Jubileu de Ouro. O Bispo de então pediu que os fiéis, durante o ano dessa festividade, se empenhassem em conhecer mais a Palavra de Deus nas Sagradas Escrituras. E foi atendido.

A ideia espalhou-se com rapidez pelo regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, pouco depois, alcançou todo o Brasil. Hoje, 41 anos depois, o Mês da Bíblia faz parte do calendário oficial da Igreja no Brasil.

A celebração desse mês é orientada pelos Bispos do Brasil e é um convite para que os católicos brasileiros conheçam mais a Palavra de Deus nas Sagradas Escrituras.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB é quem se responsabiliza pela temática do Mês da Bíblia. É ela que elabora os textos-base para direcionar os fiéis. Sem embargo do que, muitas dioceses e paróquias também desenvolvem atividades específicas, sempre em sintonia com o tema proposto pela Comissão.

Dom Jacinto Bergmann, presidente da Comissão Bíblico-Catequética afirma: “No Mês da Bíblia deste ano de 2012, iniciamos com o Evangelho de Marcos (também porque é o Evangelho do Ano Litúrgico). Isso justifica o seu tema: ‘Discípulos missionários a partir do Evangelho de Marcos’. Como lema ficou o versículo 49 do capítulo 10: ‘Coragem, Levanta-te! Ele te chama!’.

Dom Jacinto mostra o que o próprio evangelista Marcos quer acentuar no nosso discipulado missionário de Cristo: é preciso a atitude da coragem para acolher Jesus Cristo, o “Messias e Filho de Deus”; é preciso a atitude da prontidão sem reservas para seguir o “Mestre”; é preciso a atitude de deixar-se cativar pelo “Cristo e o Reino de Deus irrompido Nele”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas