Gaudium news > Concentração do Apostolado da Oração de Maringá (PR) contará com a presença do Padre Joãozinho

Concentração do Apostolado da Oração de Maringá (PR) contará com a presença do Padre Joãozinho

Maringá (Quarta-Feira, 29/08/2012, Gaudium Press) A Arquidiocese de Maringá, no Estado do Paraná, promoverá, no próximo dia 9 de setembro, a 29ª Concentração do Apostolado da Oração. O evento, que contará com a presença e participação de Padre Joãozinho, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, será realizado na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, na Avenida Carlos Correia Borges, número 2005, na cidade paranaense de Maringá.

Com o tema “Um coração para amar”, o encontro terá início às 8h com a solenidade de abertura: Hino Nacional, entronização da imagem do Sagrado Coração de Jesus, entrada das bandeiras do Apostolado da Oração e das paróquias da arquidiocese.

Na sequência, o coordenador do Apostolado da Oração no Brasil Meridional e diretor espiritual na Arquidiocese de Florianópolis, Padre Sereno, apresentará a palestra “Jesus, formador de discípulos”.

A programação prosseguirá com uma palestra/show, a partir das 13h50min, apresentada pelo Padre Joãozinho, com o tema “O coração missionário de Jesus”.

Às 15h40min, os Padres Paulo Felipe, Walter, Sereno e Joãozinho conduzirão o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.

O encerramento do evento se dará com a celebração da Santa Missa, às 16h10min, celebrada pelo arcebispo metropolitano, dom Anuar Battisti.

Apostolado da Oração

Apostolado da Oração é uma associação de fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se unem ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção e, assim, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo. O pilar do movimento é o amor ágape, do qual não existe maior símbolo que o Coração de Cristo, por isso a sua espiritualidade está fundamentada na devoção ao Sagrado Coração.

O Apostolado da Oração nasceu em uma casa de estudos da Companhia de Jesus, em Vals, perto de Le Puy, na França, em 1844. Foi fundado no Brasil em 1871, pelo Padre Bartolomeu Tassei. Tão grande foi a adesão ao movimento, que já em 1888 havia 300 centros pelo Brasil inteiro, com mais de 400 mil membros. Isso fez com que houvesse uma grande difusão da devoção à Sagrada Eucaristia e da vida de fé. A motivação estaria baseada na ideia de que todo o batizado deve cooperar para o fortalecimento da Igreja e da Comunidade e ser um apóstolo de Cristo.

O movimento é organizado em núcleos paroquiais submetido a um diretor local, que responde a um diretor diocesano. Acima deles encontram-se o secretário nacional e o diretor geral mundial. Tudo é feito para uma maior eficácia da missão de evangelização através do serviço. E nos núcleos pastorais ainda existe um presidente, geralmente o pároco local, o diretor responsável pela formação espiritual e apostólica, o vice-presidente, secretários e tesoureiro. Há também as pessoas que exercem o papel de zeladoras e as famílias zeladas.

As atividades dos membros do Apostolado da Oração não se restringem à oração. Muitos zeladores (como são chamados seus membros efetivos) atuam de forma efetiva no trabalho realizado por diversas pastorais e serviços da Igreja, como a Pastoral da Saúde, por exemplo, com a visitação aos doentes e familiares, entre outras atividades de cunho social.

Padre Joãozinho

João Carlos Almeida, mais conhecido como Padre Joãozinho, sacerdote da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, é de origem catarinense mas tem o coração nos quatro cantos do Brasil e do mundo. Terminou recentemente seu terceiro doutorado em Espiritualidade, pela reconhecida Universidade Gregoriana, em Roma. Antes disso doutorou-se em Teologia Sistemática na UniFAI, em São Paulo e também concluiu com êxito seu Doutorado em Educação pela USP. Padre Joãozinho é pregador, professor, escritor, compositor e autor do livro “Conheço um Coração”.

Por causa de sua farta produção musical, ele recebe inúmeros convites para realizar shows de evangelização em todo o Brasil. Sua principal característica em cima do palco é a capacidade de ler a alma do povo e estabelecer um vínculo muito próximo, com abertura para o improviso, mas sempre com muita arte e técnica. (FB/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas