Cardeal Chiriboga representará Bento XVI nas celebrações dos 475 anos da Arquidiocese de Cusco
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 28-08-2012, Gaudium Press) O Cardeal Eduardo Vela Chiriboga, Arcebispo emérito de Quito, no Equador, será o enviado especial do Santo Padre Bento XVI nas celebrações dos 475 anos da fundação da Primeira Diocese do Peru e de toda a América do Sul, a atual arquidiocese de Cusco. As comemorações serão realizadas entre os dias 24 e 28 de outubro de 2012.
Uma nota publicada no site da Arquidiocese informa que, “comemorando os 475 anos de criação canônica da Diocese de Cusco, propomo-nos viver e celebrar diferentes acontecimentos jubilares no caminho da renovação missionária”.
A 13 de janeiro de 1536, Sua Santidade Paulo III, através da “Illius fulti praesidio” criou a Diocese de Cusco e sua Catedral, sufragânea de Sevilha.
Um ano depois, no dia 18 de de 1537, o mesmo Papa Paulo III nomeou o primeiro Bispo de Cusco: Frei Vicente de Valverde, O.P. Com este fato, há 475 anos, nascia a Diocese de Cusco, sendo seus limites de Santa Fé (atual Colômbia) até o Chile. Este ano de graça -informa o site- nós o celebraremos em Cristo que é o Senhor do tempo, seu princípio, seu centro e cumprimento.
O jubileu é um momento providencial para continuar com a renovação missionária e assumir nossa responsabilidade no interior e exterior da nossa comunidade local. Neste sentido afirma o atual arcebispo de Cusco, Dom Juan Antonio Ugarte Pérez, “temos que lembrar que seremos a primeira Arquidiocese do Peru que celebrará os 475 anos, assim, é importante dar incentivo e exemplo aos que virão com os demais jubileus”.
A renovação jubilar é eminentemente missionária para revitalizar o fervor cristão, recomeçar de Cristo e revitalizar o compromisso missionário e a conversão pastoral, lembra o site da Arquidiocese. (JSG)
Deixe seu comentário