Gaudium news > Cardeal Chiriboga representará Bento XVI nas celebrações dos 475 anos da Arquidiocese de Cusco

Cardeal Chiriboga representará Bento XVI nas celebrações dos 475 anos da Arquidiocese de Cusco

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 28-08-2012, Gaudium Press) O Cardeal Eduardo Vela Chiriboga, Arcebispo emérito de Quito, no Equador, será o enviado especial do Santo Padre Bento XVI nas celebrações dos 475 anos da fundação da Primeira Diocese do Peru e de toda a América do Sul, a atual arquidiocese de Cusco. As comemorações serão realizadas entre os dias 24 e 28 de outubro de 2012.

Uma nota publicada no site da Arquidiocese informa que, “comemorando os 475 anos de criação canônica da Diocese de Cusco, propomo-nos viver e celebrar diferentes acontecimentos jubilares no caminho da renovação missionária”.

A 13 de janeiro de 1536, Sua Santidade Paulo III, através da “Illius fulti praesidio” criou a Diocese de Cusco e sua Catedral, sufragânea de Sevilha.

Um ano depois, no dia 18 de de 1537, o mesmo Papa Paulo III nomeou o primeiro Bispo de Cusco: Frei Vicente de Valverde, O.P. Com este fato, há 475 anos, nascia a Diocese de Cusco, sendo seus limites de Santa Fé (atual Colômbia) até o Chile. Este ano de graça -informa o site- nós o celebraremos em Cristo que é o Senhor do tempo, seu princípio, seu centro e cumprimento.

O jubileu é um momento providencial para continuar com a renovação missionária e assumir nossa responsabilidade no interior e exterior da nossa comunidade local. Neste sentido afirma o atual arcebispo de Cusco, Dom Juan Antonio Ugarte Pérez, “temos que lembrar que seremos a primeira Arquidiocese do Peru que celebrará os 475 anos, assim, é importante dar incentivo e exemplo aos que virão com os demais jubileus”.

A renovação jubilar é eminentemente missionária para revitalizar o fervor cristão, recomeçar de Cristo e revitalizar o compromisso missionário e a conversão pastoral, lembra o site da Arquidiocese. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas