Movimento das Capelinhas da Arquidiocese de Curitiba comemora 75 anos
Curitiba (Sexta-Feira, 25/08/2012, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, celebrará no próximo sábado, dia 25 de agosto, os 75 anos de fundação do Movimento das Capelinhas de Nossa Senhora. O jubileu de Diamantes será festejado no Santuário da Divina Misericórdia, localizado na Rua Profeta Ezequiel, número 54, no bairro Umbará, na capital paranaense.
A programação do evento terá início às 13h, com a acolhida, animação e oração do terço. Logo em seguida, às 15h, acontecerá a celebração da santa missa, presidida por Dom João Carlos Seneme, bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba. Durante a festividade, haverá ainda uma palestra sobre o XVII Plano de Ação Evangelizadora, com o Padre Rivael de Jesus Nascimento.
De acordo com a coordenadora arquidiocesana do Movimento das Capelinhas, Natália Batiuk Bodachne, este é um momento muito importante para a igreja local, pois o movimento surgiu por uma necessidade pastoral da igreja de Curitiba de ir ao encontro das famílias por meio da visita da imagem de Nossa Senhora nas casas da região.
Ela explica que o objetivo do movimento é, pois, evangelizar as famílias com as visitas, além de ser um instrumento de propagação da devoção a Nossa Senhora.
Natália ainda reforça que o aspecto mais bonito no trabalho do movimento é a missão de levar Jesus e Maria ao maior número de lares possíveis e de despertar as pessoas para o apoio às vocações sacerdotais, religiosas e leigas ao serviço da Igreja. “Hoje queremos continuar evangelizando mais e mais. Por Maria, com Maria e sempre a Maria”, completou a coordenadora.
O movimento – que teve seu início em 1937, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro Rebouças, em Curitiba – conta hoje com aproximadamente 7,2 mil capelinhas, que visitam cerca de 150 mil famílias. Segundo Natália, este é um número razoável, mas em proporção ao tamanho da arquidiocese ainda há muito trabalho a fazer.
Com relação a sua organização a nível paroquial, a coordenadora explica que cada paróquia possui a sua coordenação e a cada primeira quarta-feira do mês as coordenadoras paroquiais reúnem-se no Colégio Sagrada Família para a reunião mensal do movimento arquidiocesano. O diretor espiritual é o padre Régis Soczek Bandil, também coordenador do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da arquidiocese.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3348-2784, no Santuário Divina Misericórdia, ou (41) 3206-9216 com a coordenação do movimento.(FB/JS)
Deixe seu comentário