Santuário de Angelina (SC) realiza festa para celebrar a Assunção de Nossa Senhora
Angelina (Quinta-Feira, 23/08/2012, Gaudium Press) O Santuário Nossa Senhora de Angelina, localizado na cidade de Angelina, no Estado de Santa Catarina, promoveu nos dias 18 e 19 de agosto uma festa litúrgica e popular para celebrar a importante data da Assunção de Nossa Senhora, quando os católicos comemoram a subida da Virgem Maria em corpo e alma para a glória celeste. A igreja católica proclama esse acontecimento mariano como um dogma de fé.
O início da festa em Angelina ocorreu às 19h com santa missa animada pelo Ministério de Música da Colônia Santana, de São Pedro Alcântara. Logo depois foi realizada a procissão até a gruta de Nossa Senhora, no Santuário Nossa Senhora de Angelina, com tochas coloridas, oração do terço e cantata de músicas marianas. Na sequência, houve um momento de confraternização que contou com grande participação do povo angeliense e de demais regiões do Estado.
Já no dia seguinte, 19 de agosto, as atividades começaram com as 8h com celebração eucarística, seguida de procissão penitencial para a gruta com a oração do terço, com a presença dos padrinhos, madrinhas e demais peregrinos.
Após a chegada ao Santuário, por volta das 10h, outra santa missa foi celebrada aos pés da imagem de Nossa Senhora, na gruta, com animação litúrgica do Coral Municipal de Angelina.
A cerimônia foi presidida por frei Rafael Spricigo, pároco e reitor do Santuário, e concelebrada pelos vigários paroquiais, frei Marcelo Romani e frei Luís Aliberti.
História do Santuário Nossa Senhora de Angelina
A Paróquia foi instituída no dia 8 de abril de 1921, por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, bispo da Diocese de Florianópolis. Naquela época, Angelina era um distrito do município de São José (SC), e até então fazia parte da Paróquia Santo Amaro.
No dia 26 de fevereiro de 1927, para grande alegria da comunidade, chegaram as Irmãs Franciscanas de São José. Ali fundaram, com a devida licença do arcebispo metropolitano, um Colégio e um Noviciado de Irmãs, este instalado em 4 de outubro de 1927, com cinco moças aspirantes à vida religiosa. O Colégio, denominado Nossa Senhora de Angelina, foi inaugurado no dia 4 de agosto de 1929, iniciando suas atividades dois dias depois, com 30 alunos.
Em 16 de setembro de 1946, a capela São Carlos Borromeu foi desmontada para dar lugar à nova Igreja, que teria como primeira Padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e São Carlos Borromeu como seu segundo Padroeiro.
No dia 06 de fevereiro de 1988 o arcebispo metropolitano, Dom Afonso Niehus, instituiu a Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Angelina e sua gruta anexa como Santuário Nossa Senhora de Angelina.
O Santuário fica em uma das regiões mais belas do Estado de Santa Catarina. Aos fundos da Igreja da Imaculada Conceição está localizado o pórtico que leva em direção a gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
Seguindo o caminho, uma subida mostra os quadros da via-sacra.
Durante o percurso, o visitante passa por um verdadeiro parque ecológico com orquídeas, bromélias e árvores de diversas espécies. Uma grande quantidade de pássaros vive pelo parque, o que propicia, juntamente com toda a flora, uma experiência de contato com a natureza.
Gruta de Angelina
A Gruta de Angelina foi um presente de Frei Zeno Wallbroehl OFM.
Frei Zeno (1866-1925), missionário franciscano, em suas andanças pelo sul do país, certa vez foi acometido de uma doença grave que o levou a beira da morte. Com muita fé, bebia da água da gruta de Lourdes (França), que visitara. Fizera a promessa de construir uma gruta a Nossa Senhora, se ela lhe devolvesse a saúde.
Numa noite, viu, em sonho, um local muito lindo, apropriado para a uma bela gruta para a Virgem Mãe de Deus. Com a saúde restabelecida pôs-se à procura deste lugar nas cercanias de Angelina. Penetrou na mata virgem atrás da Igreja paroquial. Depois de árdua subida, Frei Zeno exclama entusiasmado: ‘É aqui! Este é o lugar que eu vi no sonho!’.
A sua frente, entre paredes de rocha estendia-se um corredor largo e longo, terminando num paredão com 12 metros de altura por onde descia uma rumorosa cascata.
Agradecido pela cura e alimentado pela fé, o sacerdote franciscano escreveu para a Alemanha encomendando um imagem da Imaculada Conceição, igual a de Lourdes, com 1 metro e 95 centímetros que foi transportada para o Brasil logo após a virada do século XIX.
Na tarde do dia 15 de agosto de 1907, uma procissão com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes subiu o morro para ali proceder-se a benção da gruta, sendo entronizada nela a bela imagem. (FB/JS)
Deixe seu comentário