Em Nazaré, a Assunção de Maria é festejada de modo especial
Cidade de Nazaré (Quinta-feira, 23-08-2012, Gaudium Press) A solenidade da festa da Assunção é muito popular no mundo cristão, mas, de modo muito especial, em Nazaré. Na cidade de Maria – informa o Patriarcado Latino de Jerusalém – ela é comemorada por três atividades centrais: uma procissão popular, a celebração da Santa Missa e uma dança marial, a “sahjeh” também chamada de “dança das espadas ou do dragão”.
A dança popular é celebrada em honra da Virgem Maria.
A referência ao dragão se deve à alusão de uma representação sagrada da leitura do Apocalipse.
Em meio a um grande círculo formado pelos fieis dois ‘combatentes’ armados de espadas e de escudos se digladiam num duelo.
Um leitor declama versos, tradicionais ou improvisados, de votos inspirados pela leitura da festa, para impedir que o enorme dragão do Apocalipse possa devorar a criança assim que ela nasça.
O “zajjal” ou animador intervém após cada verso para ‘separar’ os contendores e convidar os participantes a repetir em coro o refrão.
Esta dança típica de Nazaré realiza-se graças a algumas famílias que guardam ciosamente as velhas espadas e escudos e que animam tradicionalmente, de pai em filho, a “dança marial do dragão”.
A festa se passa tanto na igreja latina, como nas igrejas melkita e maronita de Nazaré. (JSG)
Deixe seu comentário