Conversão Pastoral e reorganização eclesial para a missão é tema da reunião dos Organismos do Regional Sul 3 da CNBB
Porto Alegre (Quarta-Feira, 15-08-2012, Gaudium Press) Inspirado pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, que diz que é preciso pensar urgentemente em estruturas pastorais que favoreçam a realização da atual consciência missionária, o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o Estado do Rio Grande do Sul, realiza entre hoje e amanhã o segundo encontro deste ano dos Organismos da Igreja do RS. A reunião está sendo realizada na Casa de Retiros Vila Betânia, em Porto Alegre.
Antes de qualquer coisa é importante relembrar que os Organismos da CNBB são todos os serviços e setores da Igreja do Rio Grande do Sul. Entre eles estão: Comissão Regional de Diáconos, Comissão Regional de Presbíteros, Conselho Regional de Leigos, Conferência dos Religiosos/as do RS, Conferência Regional dos Institutos Seculares, Pastorais, Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC/RS), Animação Missionária, Cáritas Regional, Comunidades Eclesiais de Base, Comissão de Justiça e Paz, Ecumenismo, Evangelização da Juventude, Infância Missionária, Movimentos Eclesiais e Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB/RS).
Segundo a assessoria de comunicação do Regional Sul 3 da CNBB, o encontro dos Organismos do Regional Sul 3 tem como objetivo principal reunir-se em torno das prioridades da Igreja da região: evangelização da juventude; cuidado com a vida; formação inicial permanente à vida cristã; conversão pastoral e reorganização eclesial para a missão; os bispos da presidência regional e do Conselho Episcopal Pastoral; os coordenadores diocesanos de pastoral e os coordenadores regionais dos serviços e setores de evangelização.
O encontro, que tem como participantes coordenadores diocesanos de pastoral e um coordenador ou representante de cada setor e organismo, conta ainda com as ilustres presenças de: dom Zeno Hastenteufel, bispo de Novo Hamburgo e Presidente do Regional Sul 3 da CNBB; dom Canísio Klaus, bispo de Santa Cruz do Sul e Vice-Presidente do Regional Sul 3 da CNBB; dom Remídio José Bohn, bispo de Cachoeira do Sul e Secretário do Regional Sul 3 da CNBB; dom Aloísio Dilli, bispo de Uruguaiana; dom Gilio Felício, bispo de Bagé; dom Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório; dom Liro Vendelino Meurer, bispo auxiliar de Passo Fundo; e padre Ademar Agostinho Sauthier, Secretário Executivo do Regional Sul 3 da CNBB.
A programação do encontro começou na manhã de hoje, às 8h30min, com Oração de Abertura (Laudes), seguida de apresentação dos presentes e início da assessoria, cujo tema central desta edição será “Conversão pastoral e reorganização eclesial para a missão”. No turno da tarde serão apresentadas as novas configurações da diocese de Rio Grande, a Rede de Comunidades do Vicariato de Gravataí e o Encontro Estadual de CEBs. O encerramento do dia se dará com a Eucaristia das Vésperas, ás 18h.
Amanhã, no segundo dia de encontro, serão abordadas questões mais práticas do regional como: a Jornada Mundial da Juventude, o calendário de atividades para o ano que vem, a Romaria da Terra e os dados do Censo 2010. A reunião terminará ao meio-dia com um almoço de confraternização. O assessor da reunião dos Organismos é o padre Joel Portela Amado, corredator das últimas duas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE).
As prioridades regionais e os compromissos comuns são expressão da unidade e da comunhão em prol da missão da Igreja do RS. Para os organizadores do encontro, com esta edição deseja-se colocar em prática os indicativos relacionados à prioridade quatro do Regional: mudança de mentalidade, ministerialidade, paróquias missionárias, valorização do laicato, setorização, descentralização, estruturas acolhedoras, governo participativo, visitas nas casas, corresponsabilidade, ecumenismo, valorização dos conselhos, redistribuição de lideranças e de recursos financeiros, conselho de pastoral urbana, subsidiariedade, inserção nos conselhos paritários.
Reunião dos Organismos da Igreja do RS
As reuniões dos organismos são o espaço em que a Igreja do Rio Grande do Sul se percebe enquanto caminhada eclesial, busca capacitar-se e formar-se para a evangelização e planeja as ações necessárias para responder às necessidades e expectativas expressas através das prioridades da Ação Evangelizadora do Regional. Além disso, é momento para partilhar experiências, calendários e reafirmar os compromissos comuns do regional.
A Reunião dos Organismos do Regional Sul 3 da CNBB acontece em três momentos todos os anos. A primeira reunião aconteceu nos dias 20 e 21 de março, agora está sendo realizada a segunda, 14 e 15 de agosto, e uma terceira ocorrerá nos dias 20 e 21 de novembro. (FB)
Deixe seu comentário