A diocese de Caxias do Sul, no RS, promoveu a 3ª Escola Diocesana da Juventude
Caxias do Sul (Quinta-Feira, 09/08/2012, Gaudium Press) Nos últimos dias 4 e 5 de agosto, a diocese de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, através da Pastoral da Juventude, promoveu a 2ª Escola Diocesana da Juventude e contou com a participação de 80 jovens provenientes das regiões e áreas pastorais de Caxias do Sul, Nova Prata, Carlos Barbosa, Farroupilha e Bento Gonçalves.
O encontro iniciou na manhã de sábado com a recepção dos jovens participantes. Após esse primeiro momento foi feita uma oração em que se recordou a entrada de Jesus na sinagoga e a leitura do Livro do Profeta Isaías.
Na sequência, o assessor Júlio César de Lima abordou a questão da Cristologia, isto é, o conhecimento da pessoa de Jesus Cristo.
Através dessa abordagem surgiu um maior interesse por parte dos jovens para o conhecimento da pessoa de Jesus, da Palavra de Deus, e algumas curiosidades, ajudando cada jovem a revisitar suas crenças, certezas, dúvidas, e o mais importante, o porquê creem em Jesus Cristo.
Para finalizar essa atividade, os jovens partiram para um momento de oração pessoal.
No turno da tarde, os participantes da Escola foram divididos em quatro subgrupos que trabalharam temas essenciais à Espiritualidade da Pastoral da Juventude e também aos cristãos em geral: leitura orante da Bíblia, simbologia para celebrações e encontros de jovens, cantos e, por fim, ofício divino, resgatando sua história e capacitando os jovens a usá-lo nos grupos.
Todas as atividades tiveram como intuito passar mais conhecimento para os jovens, incentivando o seu protagonismo na vida eclesial.
Na noite de sábado foi dado seguimento ao Projeto de Vida, onde cada jovem recebeu um espelho, lembrando que é único e deve ser valorizado pelo que é. Nesta atividade, os jovens recordaram suas vidas, suas famílias, seus sonhos, suas próprias existências, sendo protagonistas de suas histórias, vivendo sua fé e saindo com um objetivo: construir o Reino de Deus.
No segundo dia da Escola, os jovens iniciaram as atividades recordando a pessoa de Jesus como Bom Pastor, aquele que dá a vida pelas suas ovelhas e as ajuda a serem discípulas-missionárias. O assessor Júlio César falou sobre espiritualidade e sua importância na evangelização e na vivência de cada dia.
Ao final da manhã os jovens entoaram a abertura do Ofício da Manhã, do Ofício Divino.
O encerramento do evento deu-se em seguida com a foto oficial e com o envio dos jovens.
A 3ª Etapa do Encontro acontecerá entre os dias 22 e 23 de setembro e será voltada para a organização de novos encontros e grupos de jovens nas comunidades a partir da história e da espiritualidade próprias da Pastoral da Juventude. A 1ª Etapa do Encontro, ocorrida em junho, tratou da história da Pastoral da Juventude no Brasil, seu surgimento, perpetuação, projetos, ações e documentos elaborados pela própria PJ e também o documento 85 – Evangelização da Juventude – desafios e perspectivas da CNBB. (FB/JSG)
Deixe seu comentário