Frei José Gislon será ordenado bispo de Erechim (RS) hoje na cidade de Curitiba
Curitiba (Sexta-Feira, 03-08-2012, Gaudium Press) O novo bispo da diocese de Erechim, no Rio Grande do Sul, Frei José Gislon, da Ordem dos Capuchinhos, terá a sua ordenação episcopal nessa sexta-feira, dia 3 de agosto, a partir das 18h, na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, na cidade de Curitiba, no Paraná. No último dia 6 de junho, o papa Bento XVI nomeou o frei como novo bispo da diocese gaúcha, em substituição a Dom Girônimo Zanandréa, que pediu renúncia ao completar 75 anos de vida.
Frei José Gilson foi nomeado bispo de Erechim no dia 6 de junho |
Em junho, logo após receber a notícia de sua nomeação frei José declarou que estava muito contente e ao mesmo tempo surpreso com a escolha do Papa, mas que esperava realmente ajudar o povo da região a crescer e a caminhar na Fé. “O importante é ter um espírito de comunhão com o Santo Padre, com os Bispos, com o clero e com o povo aonde irei trabalhar. Amar e servir eu creio, é o importante nesta missão”, afirmou na ocasião.
Até então, o sacerdote era Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Roma, na Itália, e atuou pastoralmente na paróquia em que será ordenado bispo por cinco anos, de 1999 a 2005. A Paróquia Nossa Senhora das Mercês fica localizada na Avenida Manoel Ribas, número 966, no bairro Mercês, em Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 3335-5752.
Frei José Gislon
Frei José Gislon nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957, no município de Dona Emma, em Rio do Sul, no Estado de Santa Catarina. Frequentou o serviço militar de maio de 1976 a abril de 1977 no quartel da Polícia do Exército de Brasília.
Em 1978 ingressou no Seminário dos Freis Capuchinhos, em Irati, no Paraná. Cursou Filosofia em Ponta Grossa (PR) e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina (PR). No dia 28 de maio de 1988, em Uraí, também no Paraná, foi ordenado sacerdote.
O novo bispo de Erechim possui uma larga trajetória acadêmica. Cursou Filosofia em Ponta Grossa (PR) e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, de Londrina (PR). De 1992 a 1996, fez mestrado em História da Igreja na Universidade Gregoriana de Roma. Foi professor de História da Igreja no Studium Teológico de Curitiba e também no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel (PR), de 1997 a 2000.
Em 2005 foi eleito Provincial, ou seja, o responsável pela Província São Lourenço de Brindes – Paraná, Santa Catarina e Paraguai – e em 2006 foi eleito conselheiro geral da Ordem dos Capuchinhos. (FB)
Deixe seu comentário